O Brasil está enfrentando nova onda de calor que atinge diversas cidades em diferentes estados, inclusive Rio Claro. A temperatura no município ultrapassou a casa dos 36°C nesta sexta-feira, conforme medição feita pela estação meteorológica do Ceapla (Centro de Análise e Planejamento Ambiental) da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e prefeitura de Rio Claro.
De acordo com dados coletados na estação online, às 13h02 de ontem Rio Claro registrou temperatura de 36,11°C. Na estação física a temperatura máxima computada foi de 35,9°C com mínima de 19,6°C. Tanto calor provocou a queda da umidade relativa do ar cujo índice baixou a 27,61% nesse horário. Uma piora em relação ao dia anterior quando o índice de umidade foi de 30,25% no mesmo horário com os termômetros marcando 36,41°C.
O índice de umidade do ar entre 21% e 30% configura estado de atenção, conforme classificação estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a entidade, a umidade ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50% e 60%. Com a umidade entre 12% e 20% é considerado estado de alerta, e abaixo dos 12% estado de emergência.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) destaca que, com a baixa umidade, aumenta o risco de incêndios florestais, além de problemas para a saúde das pessoas, como o ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Segundo o instituto, as recomendações para enfrentar a baixa umidade são beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, usar hidratante para pele e umidificar o ambiente, e roupas frescas, de cores claras e tecidos respiráveis.
Com relação às atividades físicas, o Ministério da Saúde recomenda que, durante a seca, a população evite exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h. Além disso, o órgão destaca que beber líquidos ajuda, mas a melhor opção para hidratar o corpo é a água pura.
Alimentação adequada
A alimentação também merece atenção em dias de intenso calor e baixa umidade do ar. A dica da Secretaria de Estado da Saúde é fazer refeições leves e de fácil digestão, com a inclusão de legumes, vegetais e frutas que contenham bastante água em sua composição, pois ajudam na hidratação.
“Evite alimentos que demandam muita energia para serem digeridos, como gorduras e carnes pesadas, porque geram mais calor ainda ao corpo”, recomenda Silvana Vertematti, pediatra e médica do Esporte do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). A médica aponta que alguns grupos merecem mais atenção nessa situação, como as crianças e os idosos, assim como as pessoas com problemas cardíacos.
E a onda de calor deve continuar nos próximos dias. Para hoje, a temperatura máxima prevista é de 36°C e mínima de 22°C, com índice de umidade de 30% conforme mediação feita pelo Ceapla/Unesp/Prefeitura. Não há previsão de chuva.
Por Redação DRC