A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Santa Gertrudes, finalizou em fevereiro as obras de melhoria do sistema Vigorelli, que leva água tratada desde a Estação de Tratamento de Água (ETA) até o reservatório instalado no Residencial Indaiá por meio de uma nova adutora. A finalização dos trabalhos se deu com a instalação de novos equipamentos para o sistema de bombeamento. A partir da implantação da nova adutora, a capacidade de envio de água tratada para a região dobrou, beneficiando diretamente 12 mil moradores de dez bairros.
As obras da adutora Vigorelli tiveram como objetivo o aumento da segurança operacional e da capacidade de oferta de água para a região atendida. Para isso, foram implantados 1.700 metros de uma nova tubulação confeccionada em PEAD (polietileno de alta densidade) de 160 milímetros (mm) de diâmetro, 60% maior que a anterior, que era de 100mm. O PEAD é um material reconhecidamente mais resistente a pressões e de baixo efeito de incrustação, fatores que previnem entupimentos e rompimentos, e tem vida útil estimada em 50 anos.
O passo seguinte foi a execução da rede interna na ETA, seguido da interligação à estação de bombeamento localizada no Residencial Indaiá, dos testes de estanqueidade e da limpeza da rede para que o novo sistema fosse então colocado em carga e funcionasse corretamente.
Ao todo, mais de 12 mil gertrudenses já são beneficiados pelo novo sistema de abastecimento de água tratada desde o final de agosto de 2023. São moradores da região composta pelos bairros Jardim Industrial; Jardins Indaiá 1, 2 e 3; Jardim Paineiras; Jardim Ipês; Jardim Paulista e Jardins Jequitibás 1, 2 e 3.
Mais segurança operacional para o sistema
As obras da adutora Vigorelli também contaram com a construção de blocos de ancoragem, de caixas de registros de descargas e de abrigos para as ventosas, que são dispositivos hidráulicos que auxiliam na equalização da pressão da água. Esses equipamentos asseguram a distribuição de água em processos de retomada do abastecimento após manutenções, reduzindo assim os riscos de eventuais rompimentos.
“Desde os meses finais de 2023, a adutora Vigorelli já estava em carga e, com a nova tubulação, já havíamos conseguido dobrar a quantidade de água enviada para a região atendida. Agora, com o novo sistema de bombeamento, ampliamos a segurança operacional e reforçamos nosso compromisso com a população de Santa Gertrudes, atuando para a melhoria contínua dos serviços de saneamento”, frisa o gerente de operações da BRK, Rodrigo Zangirolami.
Atendimento ao cliente
Em caso de dúvidas e para solicitação de atendimentos, em Santa Gertrudes a BRK disponibiliza o telefone 0800-771-0001, que funciona 24 horas, e também o WhatsApp pelo (11) 9.9988-0001, que opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.
Foto: Divulgação/BRK