Em 1975, aos dez anos de idade, garoto humilde em churrasco de família pegou pela primeira vez na viola. Ainda sem saber como tirar os sons do instrumento, que brilhava diante de seus olhos, deslizou seus dedos pelas cordas lentamente e, ao ouvir o som, teve a certeza do que queria ser na vida: músico.
A obra de Osmar Lucianeti Quevedo, mais conhecido como Mazinho Quevedo, foi retratada no Plenário da Câmara Municipal na noite da última terça-feira (10), ocasião em que o músico recebeu título de Cidadão Rio-Clarense através do Decreto Legislativo de autoria dos vereadores Ney Paiva (DEM) e Hernani Leonhardt (MDB), aprovado por unanimidade pelo Legislativo.
“Sou caipira, sim, com muito orgulho. Casado com a rio-clarense Adrielli, cidade esta que fiz vários amigos ao longo da minha trajetória”, disse o homenageado ao receber a placa. Em sua fala, Mazinho Quevedo relembrou a apresentação que fez no Centro Cultural Roberto Palmari com a dupla Pena Branca e Xavantinho, shows em clubes e em eventos especiais que ajudaram a impulsionar a cultura caipira no município.
“Criou orquestras de violeiros em várias cidades, participou de filme, compôs trilhas para programas importantes que retratam a vida no campo, ou seja, teve participação fundamental na expansão da música caipira em nosso país”, comentou Ney Paiva. “Ao entregar essa homenagem, a Câmara presta justa homenagem a você, Mazinho, que sempre esteve presente entre nós”, completou.
A Mesa Principal, presidida por Ney Paiva, contou com as presenças do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ex-deputado Aldo Demarchi, Adriano La Torre (Progressistas) e o assessor parlamentar Thalison Mendes, que representou o vereador Leonhardt.
“O Mazinho Quevedo, meu amigo pessoal, é responsável pela ascensão da cultura caipira em nosso país. É, sem dúvida, o representante legítimo da música raiz brasileira e, acima de tudo, um chefe de família exemplar”, pontuou Aldo Demarchi.
Para Juninho da Padaria, ao tornar Mazinho Quevedo um dos seus filhos ilustres, a Câmara Municipal resgata parte da sua própria história dentro da música caipira. “O nosso homenageado conta com várias apresentações memoráveis em Rio Claro. Estamos aqui para agradecer tudo o que você já fez pela música e pelos músicos da nossa terra”, disse o prefeito.
Ao término, Mazinho Quevedo recebeu um presente: a presença do músico consagrado Craveiro, da dupla de sucesso com Cravinho. Juntos, cantaram a canção Franguinho na Panela, Ypê Florido, entre outras.