Pesquisa de opinião pública produzida pela empresa Paraná Pesquisas, que avalia a Situação Eleitoral para o Executivo Federal, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso na Operação Lava Jato, no topo da disputa ao cargo máximo da República.
Registrada no TSE sob o número BR-00884/2018, a pesquisa mostra o petista com 29% das intenções de voto, quando a pergunta foi “Se as eleições para presidente do Brasil fossem hoje e os candidatos agora fossem esses em quem votaria?” (Resultado no gráfico).
Jair Bolsonaro (PSL), aparece como segundo colocado com 21,8% das intenções de votos. Marina Silva (Rede) figura com 9,2%, enquanto o tucano Geraldo Alckmin aparece em quarto lugar com 6,2% em empate técnico com Ciro Gomes (PDT), que tem 6%.
ESTRATIFICADO
De acordo com a análise estratificada, Lula aparece com maior adesão entre o público feminino com 30,5%, enquanto Bolsonaro tem mais intenções de votos entre os homens, 29,1%.
Do total dos entrevistados, Bolsonaro tem 26,3% das intenções de votos de jovens entre 16 e 24 anos e no sudeste aparece com 22,6%.
No sudeste o petista fica na frente com 25,9%, mas sua maior base eleitoral é no nordeste que tem 43,3%.
O candidato do PSL tem maior preferência nas regiões norte e centro oeste com 29,9%.
Lula também é o preferido entre os eleitores de 45 a 59 anos de idade e figura com 31,2%.
ESCOLARIDADE
No quesito escolaridade, enquanto Lula tem adesão de 19,8% de eleitores com ensino superior, Bolsonaro arregimenta 25,7% dos doutos do país. Dos eleitores com ensino médio há empate técnico entre os dois nomes, com 26,2% (o petista) e 25,4% (Bolsonaro).
SEM LULA
No cenário sem o nome de Lula, que pode ter a candidatura indeferida pelo TSE em função de ter sido preso na Operação Lava Jato, Bolsonaro aparece com 23,6% das intenções de votos empatando tecnicamente com eleitores que não votariam em nenhum candidato.
Nesta análise, o público feminino para o candidato do PSL é de 16,3%, enquanto as eleitoras que não votariam em nenhum dos candidatos sobe de 18,3% (no cenário com Lula) para 28,1% (sem o ex-presidente).
REDE
Ainda na hipótese do pleito sem o nome do ex-presidente, Marina Silva aparece em segundo lugar – abaixo de Bolsonaro – com 14,4%. Ciro Gomes vem na sequência com 10,7%, enquanto o candidato pelo PSDB, Geraldo Alckimin figura com 7,8%.
METODOLOGIA
A pesquisa, divulgada nesta terça-feira (31), ouviu 2.240 eleitores acima dos 16 anos dos 26 Estados e Distrito Federal, em 170 municípios brasileiros entre os dias 25 e 30 de julho deste ano. A amostra atinge grau de confiança de 95% para uma margem de erro estimada de aproximadamente 2% para os resultados gerais.