Experiente e vitorioso, esse é o perfil do técnico João Vallim em sua carreira como técnico de futebol. Competitivo, Vallim costuma montar bons times nos clubes por onde passa e sempre disputa títulos e acessos. Foi assim no Taubaté, Inter de Limeira e Velo Clube, o grande rival do Azulão, tendo levado o Rubro-Verde da Série B à Série A2 do Campeonato Paulista, em apenas 2 anos.
Sempre correto e muito dedicado, João Vallim é bastante respeitado e admirado pelos companheiros de profissão, atletas e dirigentes que com ele já trabalharam, além, naturalmente, dos torcedores das equipes que dirigiu.
Técnico tem entre suas principais características a seriedade com que conduz seus trabalhos e a lealdade no trato com os atletas. Com Vallim, joga quem estiver melhor.
As equipes treinadas por João Vallim jogam normalmente no esquema tático com uma linha de quatro defensores, com laterais apoiando sempre o ataque, dois volantes protegendo a defesa, dois meias na criação das jogadas e dois atacantes bem objetivos em busca do gol o tempo todo. Esquema que pode variar, conforme as circunstâncias em que o jogo se apresente.
Uma das características das equipes treinadas por Vallim é a transição rápida da defesa para o ataque, com poucos toques na bola e objetividade em direção ao gol adversário. Técnico prioriza também a marcação forte, ocupando os espaços defensivos na tentativa de impedir que o time adversário construa jogadas.
Em 2023, João Carlos Vallim, 66 anos, vai completar 23 de uma carreira vitoriosa, iniciada no União Bandeirante do Paraná. Ao todo, são 8 acessos, o que o coloca entre os treinadores mais vitoriosos da atualidade.
O Rio Claro FC é o 16º. time que Vallim vai comandar dentro das quatro linhas. O gestor do Rio Claro FC, Clayton Vieira se demonstra muito confiante no trabalho do técnico, que assume o cargo com objetivo de fazer um bom trabalho e lutar pelo retorno do Azulão à elite do futebol paulista.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Divulgação