Foi reinaugurado na noite dessa quinta-feira (29) o Museu Amador Bueno da Veiga, em Rio Claro. A cerimônia contou com centenas de pessoas que compareceram para prestigiar a entrega do prédio que sofreu um incêndio.
A secretária de Cultura, Daniela Ferraz, abriu a cerimônia agradecendo o empenho do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas) e de toda a equipe da psta.
A vereadora Carol Gomes (PSDB) representou o secretário de Desenvolvimento Regional do Governo Estado, Marco Vinholi.De acordo com a parlamentar desde 2017 os trabalhos foram acelerados pekla vontade política.
O presidente da Câmara André Godoy (Democratas) reforçou o empenho de todos e enfatizou o trabalho do prefeito. “Como já foi falado, o Juninho além de um trabalhor faz com o coração”, declarou.
O prefeito Juninho usou a palavra e em seu discurso agradeceu a todos que estiveram envolvidos no projeto de restauro. “É um trabalho que é inaugurado em minha gestão, mas teve empenho de outras gestões”, afirmou o prefeito ao destacar que a obra seja viva. “Como bem disse a minha secretária Daniela, é um museu vivo. E são as pessoas que fazem ele ser vivo”, declarou.
EXPOSIÇÕES
Para a reinauguração, a Secretaria de Cultura preparou cinco exposições pensadas na memória do município.
Entre elas, a mostra “Memorial do Museu”, com a história do Solar da Baronesa. Outro espaço traz a “Memória Ferroviária”, que reconstrói, de forma documental, os principais episódios da ferrovia em Rio Claro e região. “História de Rio Claro” também foi pensada para a reabertura e mostra de forma cronológica momentos marcantes do município desde sua fundação. “Imagens por Percy de Oliveira” tem obras do artista retratando paisagens arquitetônicas icônicas do município. vale destacar que o artista compareceu à reinauguração.
Na pinacoteca municipal, o público verá quadros que fazem referência a Rio Claro.
MODELO
O espaço terá uma sala que deve manter sempre uma exposição a longo prazo, duas de média duração e duas para exposições em períodos menores.
O Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga fica na Avenida 2, entre ruas 6 e 7, Centro. O local fica aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 9 às 13 horas.
BELEZA
Comunidade pode visitar o suntuoso prédio histórico e suas exposições; prefeito Juninho da Padaria e a primeira dama, Paula Costa, em homenagem a juíza Cíntia Andraus Carretta