Se a previsão se mantiver, a população, dessa vez, deve mesmo tirar os casacos e cobertores do armário. Com a chegada de uma forte frente fria, as temperaturas mínimas em Rio Claro no fim de semana podem ficar abaixo de dez graus e as máximas não ultrapassarem os 20 graus.
E em todo o país, é esperado o fim de semana mais frio de todo o ano. “Tem uma frente fria se aproximando, que já provocou um pouco de nebulosidade nessa terça-feira. Deve atingir a região na quinta-feira (11), com previsão de chuva”, explicou o técnico do Ceapla da Unesp, Carlo Burigo.

O profissional diz ainda que, quanto à expectativa de chuva, é que tenhamos um bom volume, já que em Rio Claro não chove desde o dia quatro de junho. “O tempo está muito seco, as chuvas devem ficar dentro da média ou um pouco acima durante o inverno. Na segunda quinzena de julho, pode ocorrer um pouco mais de chuva”, disse.
A umidade relativa do ar tem variado em 36 e 45% durante as tardes. O ideal considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é que varie entre 50% e 80%. Embora o inverno tenha começado no dia 21 de junho, a população de várias regiões, até então, ainda não enfrentou um frio mais rigoroso e tem um motivo para isso. “O El Nino está atuando e dificultando a passagem de frente fria em nossa região.

Por aqui, passou com mais intensidade somente no começo do mês de junho, onde as temperaturas ficaram abaixo de dez graus, porém, durante a tarde passava dos 30 graus”, observou Burigo. De acordo com o Climatempo, o resfriamento da massa de ar começou já nessa segunda-feira (1º).
No entanto, sobre o sul do país, começa a se espalhar por todo Brasil a partir de hoje (3). Para quem gosta de um clima mais gelado, deve aproveitar mesmo o fim de semana, pois as temperaturas devem voltar a subir já a partir da segunda-feira (8).