Bianca Jorge da Silva Cavalcante completou 19 anos recentemente. A rio-clarense, artisticamente conhecida como Biahh Cavalcante, é mais um exemplo de talento advindo da Cidade Azul das Orquídeas. Biahh integra a nova geração do cancioneiro sertanejo em que vozes femininas têm se destacado cada vez mais. Hoje, o Centenário relata um pouco da trajetória deste jovem talento, cujo futuro se apresenta bastante próspero.
Musicalidade que vem de berço e obstáculo a ser superado
Biahh confidencia que a música a move desde pequena. “Em 2003, aos três anos de idade, meus pais contam que eu cantava uma música da dupla sertaneja Pedro e Thiago, que chamava-se ‘Toque de Mágica’, porém, no mesmo ano tive problema na fala por um susto em um show de aniversário da cidade de Rio Claro devido a brigas que houve no local.
A partir daí, minha mãe jurou para si mesma que nunca mais me levaria a shows, pois eu havia ficado gaga. Fiz tratamento com fonoaudióloga para voltar a falar normalmente. Desde então, venho escutando músicas de todos os estilos, mas sempre com o meu preferido: o sertanejo”, relata.
Passos iniciais
No ano de 2010, Biahh relembra que o Coral Municipal de Rio Claro estava realizando uma seleção. Assim sendo, fez a sua inscrição e entrou para o coral. Após um ano, uma amiga de sua mãe, que tinha um teclado, decidiu vendê-lo e, como já se interessava por música, sua mãe resolveu comprar. A partir daí, passou a ter conhecimento musical.
“Ao perceber que eu estava tocando canções de novelas por conta própria, meus pais resolveram me colocar na aula de teclado, onde permaneci por um ano e meio”, rememora. Biahh conta que, até então, a música encontrava-se “estacionada”. Acabou deixando-a um pouco de lado em virtude dos estudos e em função também da vida corrida de seus pais.
“Em 2013, por influência de meu pai, que brincava desde adolescente com o violão, comecei a me interessar pelo instrumento. E foi ele quem me ensinou os primeiros acordes, alguns ritmos, e eu peguei com certa facilidade”, expõe. Já em 2015, aos 15 anos, passou a frequentar a igreja de sua comunidade. Seu talento passou a ser observado. “Chamei a atenção de um pároco.
Ele sempre falava para eu ir atrás de cantar, que eu tinha o dom e que era para eu usar esse dom que Deus me deu. Até que esse pároco resolveu me desafiar a fazer um jantar para a igreja com música ao vivo. Eu não tinha som, repertório, absolutamente nada e, mesmo assim, o padre afirmou que eu tinha capacidade e que iria fazer tudo certinho, que era para eu ficar tranquila. E foi daí que começou minha vida profissional na música”, recorda-se a artista.
O propagar de sua voz
Em janeiro do ano passado, por incentivo de um amigo cantor que havia estudado com ela, além de inúmeros conhecidos que a incentivavam a cantar, mesmo não havendo condições financeiras para isso, Biahh resolveu comprar seu primeiro aparelho de som, um cabeçote antigo, além de duas caixas antigas.
“Emprestamos dinheiro da minha avó para comprar sem nenhuma garantia que eu teria shows para pagar esse dinheiro de volta e, mesmo assim, fui com toda fé, força, sempre com meus pais ao meu lado para enfrentar o que estava por vir e, logo um mês depois, já fiz meu primeiro show em um pesqueiro da cidade”, expõe a cantora.
Após oitos meses de carreira, foi convidada a participar de um programa televisivo de Porto Ferreira, o TV NET. Lá, se apresentou pela primeira vez como Biahh Cavalcante. “Este programa até hoje me convida para festas e eventos em Porto Ferreira. Depois disso, comecei a fazer amizade com alguns cantores de Rio Claro e região e dei início a participações em alguns estabelecimentos conhecidos.
Ainda em 2018, fui convidada a ser vocalista de uma das bandas mais requisitadas da região: a Banda General Lee e, como essa banda possui músicos de excelentíssima qualidade, me trouxe muita técnica vocal e instrumental. Sigo atuando como vocalista, mas nunca deixando de lado minha carreira solo e minha paixão pelo sertanejo, que são meu foco”, admite.
Visibilidade, estudo e anseio
Este ano, no dia 22 de fevereiro, foi eleita a 1° Princesa do Rio Claro Rodeo Music, que lhe trouxe muita visibilidade no meio musical e despertou o interesse de muitos contratantes. “Minha agenda está ficando cada vez mais lotada e se expandindo para casas noturnas”, comemora.
Atualmente, Biahh cursa graduação de Licenciatura em Música e dá aula para as crianças de sua comunidade católica e, com esse avanço profissional, tem a intenção de, em breve, gravar um CD com suas composições para que, com isso, alcance seus objetivos de cantar mundo afora.