O aleitamento materno é essencial para o crescimento saudável, proporcionando um suporte nutricional e imunológico a todos os bebês nos primeiros seis meses de vida. Sem o alimento, a criança fica vulnerável a infecções e diarreias, que podem resultar em desnutrição, desidratação.
A Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro possui, entre os serviços prestados à comunidade da cidade e região, o banco de leite. Quando há a necessidade de o recém-nascido ficar internado na UTI Neonatal, normalmente porque nasceu prematuro ou com baixo peso, sua alimentação é feita com o leite retirado da própria mãe ou de uma doadora no banco de leite.
No entanto, a Santa Casa de Rio Claro enfrenta um déficit significativo no suprimento de leite materno. Diante disso, o apelo é direcionado especialmente às mamães com leite excedente. Sua generosidade pode ser a diferença para a vida dos bebês recém-nascidos.
Ao doar seu excesso de leite, as mães não apenas oferecem nutrição essencial aos bebês em necessidade, mas também proporcionam conforto e esperança às famílias que enfrentam momentos difíceis.
Como doar
Para ser doadora é preciso estar amamentando única e exclusivamente ao seio, ter leite em excesso, ser saudável, ter feito o pré-natal, não ser fumante, não usar medicamentos que impeçam a doação e não apresentar sintomas de febre, gripe, ou qualquer sintoma que possa desenvolver alguma doença.
Qualquer mãe com bebê recém-nascido que deseje ser doadora, deve entrar em contato com o banco de leite pelo telefone (19) 3535-7024 ou WhatsApp (19) 9.9897-5994, de segunda a sexta-feira das 7h às 12h30. Junte-se à Santa Casa de Rio Claro nesta missão vital. Sua ajuda é fundamental para garantir que todos os bebês recebam o cuidado e a nutrição de que precisam.
Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil