Depois de um período de queda, muitas cidades têm registrado aumento no número de novos casos de Covid-19. Tal fato coloca as autoridades de saúde em alerta devido ao risco de nova onda da doença. O crescimento de casos chegou a Rio Claro conforme aponta boletim semanal divulgado ontem (18) pela Fundação Municipal de Saúde.
O município registrou 51 novos casos de Covid-19 nesta semana, alta de 1175% em relação ao boletim da semana passada quando a cidade teve quatro novos registros. Essa é a primeira vez em quatro meses que Rio Claro registra mais de 50 casos de Covid-19. De acordo com a Fundação de Saúde, desde julho o município não registrava mais de 50 casos em uma semana.
Com os novos registros, o total de casos de Covid-19 subiu para 32.372 desde o início da pandemia. Depois de um período sem internações por Covid-19, no momento, Rio Claro tem um paciente internado pela doença. Outras 50 pessoas estão em isolamento domiciliar. O total de pacientes recuperados soma 31.654 ao longo da pandemia.
Todo cuidado é pouco, visto que a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) aponta uma tendência de crescimento dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em 12 estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Os dados constam do boletim InfoGripe divulgado ontem (18).
De acordo com a Fiocruz, os casos de Covid-19 correspondem a 47% dos resultados positivos para vírus respiratórios associados à síndrome respiratória grave. No fim de outubro, o coronavírus era responsável por 26,4% dos pacientes com SRAG no país, agora esse índice saltou para 47%.
Diante disso, a Fiocruz recomenda o uso de máscaras de proteção facial em locais fechados, com pouca ventilação ou com aglomeração de pessoas. Além disso, a Fiocruz ressalta a importância de tomar todas as doses da vacina e completar o esquema de imunização.
Vacinação Covid-19
A vacinação contra a Covid-19 continua em Rio Claro. Na quinta-feira (17), o município começou a vacinar as crianças de seis meses a dois anos. A vacina contra a Covid-19 está disponível todas as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família para pessoas a partir de três anos.
Ao longo da campanha de vacinação, Rio Claro aplicou 539.769 doses de vacina contra a Covid-19. Percentualmente, 94,79% da população rio-clarense recebeu ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19.
Por Redação DRC / Foto: Myke Sena/MS