A pequena Ibirá, situada na região de São José do Rio Preto, é uma das principais estâncias hidrominerais do estado de São Paulo. O balneário é conhecido pela qualidade das águas que têm alto poder curativo e traz inúmeros benefícios para a saúde. Localizada no Aquífero Guarani, maior reserva de água doce do mundo, a fonte de água alcalina tem predomínio de rochas basálticas em seu subsolo, o que enriquece naturalmente suas água
A Ibirá é apontada como a água com o maior pH do mercado: 10,24. Estudos apontam que a água alcalina atua como antioxidante, retardando o processo do envelhecimento ao mesmo tempo em que protege o corpo do ataque dos radicais livres que causam doenças.
No entanto, não é apenas o alto pH que dá fama de medicinal às águas de Ibirá. É também a presença do vanádio, um mineral raro com muitas propriedades relacionadas a estética e a saúde. Ele ajuda no processo de regeneração celular, prevenindo o envelhecimento e auxiliando no controle de doenças metabólicas.
Desse modo, o pH elevado aliado ao vanádio faz da água Ibirá um agente benéfico para a saúde do organismo. É recomendada para tratamentos de pele, para os rins e para a circulação, além de equilibrar a pressão e servir como um diurético natural.
O vanádio foi descoberto pelo químico e mineralogista espanhol Andrés Manuel del Río, no México, em 1801. Em 1830, o sueco Nils Gabriel Sefström deu-lhe o nome pelo qual é conhecido atualmente, em homenagem à Vanadis, deusa da beleza e da juventude na mitologia escandinava.
No início do século XIX foi descoberto o poder curativo do vanádio por meio da água de Vichy, na França. No Brasil, os primeiros descobridores foram os índios que se banhavam nas águas de Ibirá para curar doenças. Depois, chegaram os tropeiros e a qualidade medicinal das águas vanádicas se espalhou e atravessou gerações.
Há séculos, as águas de Ibirá vêm sendo consumidas ou utilizadas em banhos devido ao seu poder cicatrizante, antioxidante, antialérgico e relaxante. A combinação de vanádio e sulfatos fazem dela um excelente antioxidante capaz de inibir radicais livres, auxiliar na cicatrização e no controle de diabetes, anemias e colesterol. E mais, como é rica em sulfato, a água de Ibirá possibilita melhor absorção de cálcio pelo organismo e modera as oxidações orgânicas ajudando a prevenir o envelhecimento e rejuvenescer a pele.
Com tantas propriedades, não é à toa que a água começou a ser comercializada em 1959 quando começou o processo de envasamento da empresa Ibirá. Atualmente, a água pode ser encontrada em vasilhames de 200 ml a 20 litros, em várias partes do país. Em Rio Claro, a Ibirágua é um de seus distribuidores e fica na Avenida 13 com a Rua 12, no bairro Saúde, WhatsApp: (19) 9.7426-9035.
Por Redação DRC