BYD apresenta versão envenenada do Dolphin
Com mais de 4 mil unidades de Dolphin, a R$ 149.800, encomendadas ou entregues, a BYD aumenta a oferta do portfólio de seu compacto 100% elétrico.
A marca chinesa apresentou o Dolphin Plus, opção mais potente e com maior autonomia em relação ao modelo de entrada, e também o Dolphin Diamond.
O Plus custa R$ 179.800 e vem equipado com motor elétrico sobre o eixo dianteiro que gera 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. O elétrico faz aceleração de 0 a 100 km/h em 7 segundos.
Também traz como diferencial, o conjunto de baterias Blade, com capacidade de 60,5 kWh, suficientes para dar autonomia em torno de 300 km – o Inmetro ainda não divulgou esse dado.
O BYD Dolphin Diamond, pelo mesmo preço (R$ 149.800) e motorização (95 cv e 18,4 kgfm) do modelo de entrada, se diferencia pela pintura bicolor, rodas de 17”, bancos de couro com ajuste elétrico e aquecimento na dianteira, e teto solar panorâmico.
A BYD já possui 35 concessionárias abertas pelo país e está prestes a inaugurar a pedra fundamental da planta de Camaçari (BA), onde produzirá veículos leves eletrificados.
Elétrico da GWM tem autonomia acima de 300 km
A nova versão Plus do BYD Dolphin, mais potente e de maior alcance, já tem um concorrente à altura e com atributos superiores.
A GWM começa a entregar no final de novembro, as primeiras unidades do Ora 03, compacto 100% elétrico, que custa entre R$ 150 mil e R$ 184 mil, conforme a versão.
O motor da versão mais potente, a GT, gera 121 cv e tem autonomia de 319 km em percurso misto, conforme divulga o Inmetro. Se rodar só na cidade, como sugere a marca, ultrapassa os 400 km.
Ford inaugura concessionária com infra para elétricos
A chegada dos eletrificados obriga até a adequação das concessionárias. A Ford inaugurou a concessionária Sinal em Alphaville, na cidade de Barueri (SP), com instalações dentro do padrão global de arquitetura da marca, Ford Signature.
A nova loja é também pioneira no Brasil a oferecer infraestrutura para atender veículos elétricos.
Por isso, servirá como piloto e referência para as 50 concessionárias especialistas da Ford que, a partir de outubro, estarão totalmente adaptadas, equipadas e com time treinado para o lançamento do esportivo Mustang Mach-E, primeiro modelo 100% elétrico da marca.
Vendas de veículos ficam mornas em setembro
Com vendas em declínio em relação a agosto, o mercado teve um setembro “morno”, como indicou a Jato Dynamics do Brasil.
Dos veículos leves, a consultoria apurou a venda de 186.551 unidades, queda de -4,7% sobre o mês anterior e alta de 4% considerando setembro de 2022.
Já com respeito ao acumulado nos emplacamentos do ano, nada mudou, segundo a consultoria. “Levando em consideração a lógica de maiores vendas nos últimos meses do ano e uma certa calmaria nas vendas de zero-km, a tendência é batermos a casa dos 2,1 milhões de unidades emplacadas, número que poderá variar em até 2% segundo nossos cálculos”, afirma Milad Kalume Neto, diretor de desenvolvimento de negócios, marketing e operações da Jato.
Para ele, os problemas econômicos ainda são persistentes: elevadas taxas de juros (caíram para 12,75% ao ano, mas ainda estão entre as mais altas do mundo) e a baixa oferta de crédito. “Apesar do constatado aumento da confiança do consumidor, é perceptível que ela ainda não é observada na venda de produtos de alto valor agregado, como um veículo”, completa Kalume.
Nas vendas de setembro, a Strada, que acaba de ganhar opção de motor 1.0 turbo, continuou na liderança, seguida por Polo, Onix e HB20. Confira!
Top 10 dos mais vendidos em setembro de 2023
1º Fiat Strada | 12.835 |
2º Volkswagen Polo | 9.515 |
3º Chevrolet Onix | 8.033 |
4º Hyundai HB20 | 7.622 |
5º Chevrolet Onix Plus | 6.788 |
6º Chevrolet Tracker | 6.537 |
7º Fiat Mobi | 6.016 |
8º Fiat Argo | 5.938 |
9º Volkswagen T-Cross | 5.365 |
10º Renault Kwid | 4.978 |
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. E-mail: lucia@viadigital.com.br