Novo Territory chega recheado e competitivo
Do antigo, só ficou o nome. A Ford está lançando no Brasil a nova geração do Territory, SUV de 5 lugares, importado da China.
Com nova plataforma, novo design e motor renovado, o Territory está maior. Vem equipado com motor turbo de 169 cv movido a gasolina, acoplado à transmissão de dupla embreagem de 7 velocidades.
O interior conta com duas telas de 12,3” cada, do cluster e multimídia, conexão sem fio e carregador wireless, assentos dianteiros elétricos e ventilados, revestimento de couro sintético, 3 portas USB-A e 1 USB-C e teto solar panorâmico, entre outros itens.
O banco traseiro conta com espaço de sobra (2,72 m de entre-eixos) e o porta-malas acomoda 448 litros.
Com preço competitivo de R$ 209.990, tem como principais concorrentes os Jeep Compass e Commander, que são mais caros.
A manutenção do nome se deve a uma decisão estratégica: a Ford considera que seja mais fácil trabalhar com uma nomenclatura já conhecida, do que trocar de nome e recomeçar do zero. Em outros mercados, este SUV é chamado de Equator Sport.
Para se manter viva, Volks renova Saveiro
A 5ª geração da Saveiro recebeu uma leve reestilização: são novos os para-choques, faróis, grade e lanternas. O interior recebeu novos acabamento e bancos.
O portfólio conta com 4 versões: duas de cabine simples, Robust (R$ 95.770) e Trendline (R$ 101.490) e duas de cabine dupla, porém de 2 portas: Robust CD (R$ 109.710) e Extreme (R$ 114.580).
Todas são equipadas com motor flex 1.6 de até 116 cv com câmbio manual de 5 velocidades. Entre as novidades, todas vêm com controle de estabilidade, assistente de partida em subida, luzes diurnas e alerta de cinto de segurança.
A reestilização sem grandes investimentos é uma forma de manter uma sobrevida à Saveiro diante da massiva liderança da Strada (71% de share, ante 29% da picape Volks) no segmento de picapes pequenas.
Uma nova picape totalmente nova da Volks só deve surgir em 2025 ou 2026, aí sim, em plataforma que lhe dê condições de brigar de igual para igual com a Fiat.
GMW Lança o Ora 03, seu elétrico anti-Dolphin
A chinesa GWM contra-ataca a conterrânea BYD, que faz sucesso com o elétrico Dolphin (R$ 149.990), e lança a pré-venda do Ora 03, compacto 100% elétrico que custa a partir de R$ 150 mil.
A novidade só chega às lojas em dezembro, nas versões Skin (com bateria de 48 kWh e autonomia de 310 km pela medição WLTP) e GT (de 63 kWh e 400 km de alcance), por R$ 184 mil.
Ambos trazem motor de 171 cv e 26 kgfm de torque imediato. Medem 4,23 metros de comprimento e trazem rodas de 18”.
O espaço interno é generoso, com entre-eixos de 2,65 m. O porta-malas acomoda 228 litros. Por isso, a proposta do GMW Ora 03 é ser o segundo carro da família, de vocação urbana.
Inmetro atualiza tabela de consumo
O Inmetro atualizou a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE Veicular 2023) com 12 lançamentos, com destaque para a entrada de sete modelos elétricos.
Entre eles, o BYD Seal, Hyundai Kona EV, Volvo C40 P8, Volvo XC40 P8 e Volkswagen ID.4 Pro Performance. Há ainda híbridos, como Hyundai Kona HEV 1.6 e Volvo XC90 T8 plug-in e modelos a combustão: Chevrolet S10 Midnight 2.8 16V e Porsche 911 Turbo, entre outros.
Com as atualizações, a tabela do PBEV 2023 passa a ter 896 modelos, entre os quais 96 são elétricos.
Caoa anuncia R$ 3 bilhões de investimento em Goiás
A Caoa anunciou um novo plano de investimento em sua planta de Anápolis (GO), com a injeção R$ 3 bilhões para os próximos 5 anos e abertura de 800 empregos diretos. Estiveram presentes no evento o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela.
O objetivo é ampliar a produção dos veículos Caoa Chery, em especial do modelo Tiggo 5X Sport, que terá sua capacidade aumentada em 150 %. “Somos uma empresa nacional e acreditamos no Brasil. Vamos continuar investindo em novos produtos, renovação dos atuais, além da introdução de novas tecnologias de eletrificação”, disse Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, presidente da Caoa.
O projeto prevê também a manutenção de investimentos nas áreas de marketing e pós-venda da Caoa, com ampliação da rede de concessionárias.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. E-mail: lucia@viadigital.com.br