Citroën importará elétrico ‘proibido’ de rodar nas ruas
O Citroën anunciou que importará ao Brasil o Ami, microcarro elétrico que não será visto nas ruas. Com seu formato caixote, o elétrico de 2 lugares é voltado para circular em condomínios fechados e interior de empresas e dispensa CNH.
Apresentado pela Stellantis como solução de mobilidade, não pode ser emplacado porque é classificado como quadriciclo e não possui itens de segurança obrigatórios, como airbags. O motor de 8 cv permite que rode até 45 km/h e sua bateria lhe dá autonomia de 75 km.
Numa tomada de 110 ou 220V, recarrega pelo cabo que vem embutido em menos de 4 horas. É feito em estrutura tubular de aço e possui rodas de 14”.
A montadora não detalhou ainda quando chega e o preço do modelo, que deverá ser disponibilizado por assinatura a valores bem competitivos.
Virtus conquista nota máxima em crash test
Os crash testes da Latin Ncap estão mais rigorosos e recentemente reprovaram vários modelos fabricados e vendidos no Brasil.
A Volks saiu ilesa com seu Virtus: o sedã conquistou nota máxima em segurança no novo protocolo de testes da entidade, após Taos e Nivus também obterem nota 5.
Lançado em fevereiro de 2023, o sedã foi reformulado e passou a vir com pacote de assistências. Desde a versão de entrada, vem com ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), AEB (Frenagem Autônoma de Emergência), Start-Stop e 6 airbags, entre outros.
O novo protocolo do Latin NCAP (2020-2024) é dividido em proteção aos ocupantes adultos, proteção a crianças, proteção aos pedestres e sistemas de assistência ao condutor.
O sedã é produzido em São Bernardo do Campo (SP) e exportado para Argentina, Equador, Paraguai e Uruguai.
Mais motos e mais mulheres pilotos em 10 anos
Em dez anos, o Brasil teve um aumento de 48% de pessoas habilitadas a pilotar motos. Em número, há 36,9 milhões de pessoas com CNH A em 2023, ante 24,9 milhões em 2013.
De acordo com levantamento da Abraciclo, associação que reúne as fabricantes de motos, de 10 estados que registraram a maior alta no número de habilitações, 9 estão no Norte e Nordeste: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Sergipe, Rio de Janeiro, Pará e Tocantins.
O número de mulheres motociclistas aumentou 78% na última década, saltando de 5 milhões para 8,9 milhões. Entre os homens, nesse mesmo período, a alta foi de 40,7%, passando de 19,9 milhões para 28 milhões de habilitados.
Diante da frota estimada em mais de 32,3 milhões, a proporção hoje é de uma pessoa habilitada a pilotar motocicletas a cada 6 habitantes. Em 2013, a relação era de 1 para 9.
A categoria mais usada pelas mulheres é de motoneta (58%). Já os homens preferem scooters (69%).
Nova geração do Territory chega em breve
A Ford confirmou o lançamento do novo Territory para este ano. Apesar da importadora tratar o SUV como um redesenho, ele só guarda a plataforma do antigo.
Maior que a geração anterior por fora, o novo chinês manteve a distância entreeixos e ganhou mais espaço no porta-malas. No design, possui elementos que lembram o Edge, ampla grade e faróis e lanternas finos. As rodas são de 19”.
Sob o capô, mantém o motor 1.5 turbo recalibrado e mais potente que o anterior, acoplado ao câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas.
Por dentro, o painel de instrumentos digital e multimídia são de 12” cada, além de oferecer conectividade e itens de segurança de ponta.
VWCO vende 20 caminhões à locadora de pesados
O segmento de locação de caminhões ainda é minúsculo no Brasil, mas tende a crescer. Além de menor custo operacional, o momento é propício à renovação de frota, com aumento de preço dos pesados devido à troca de geração para o Euro 6.
Sem se preocupar com manutenção, seguro e depreciação, o frotista também não perde dias de trabalho quando o veículo está na oficina.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus entregou 20 unidades do VW Constellation 27.260 6×4 para a Addiante, locadora fruto de joint venture entre Randoncorp e Gerdau, inaugurada em 2022.
A locadora atua em todo o território nacional e nos mais variados segmentos do mercado, como agronegócio, construção, eletricitário, ferroviário, florestal, industrial, mineração, rodoviário, saneamento e sucroalcooleiro. Os Constellation rodarão, em sua grande maioria, no Rio Grande do Sul, com uma base média de 5 mil quilômetros por mês.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. E-mail: lucia@viadigital.com.br