Carros novos já contam com descontos com nova política de incentivos
Após dez dias de incertezas, o governo federal anunciou o pacote de incentivos para a compra de veículos com descontos diretos ao consumidor na aquisição de automóveis, caminhões, ônibus e vans.
Para automóveis, os abatimentos serão de R$ 2 mil a R$ 8 mil. Para caminhões menores e micro-ônibus desconto de R$ 33,6 mil e comerciais maiores, de R$ 99,4 mil.
As variações de desconto de cada modelo, limitados até R$ 120 mil, obedecem a critérios como menor preço, eficiência energética e pelo menos 60% de índice de nacionalização de peças que vão nos veículos. Ao todo, 20 marcas foram incluídas no programa.
O programa vai durar por 4 meses e os primeiros 15 dias serão exclusivos a pessoas físicas, podendo ser prorrogado conforme a demanda.
As montadoras poderão também dar mais descontos, como já anunciou a Volkswagen, que oferece bônus de até R$ 5 mil conforme o modelo.
Ranking dos mais vendidos: Polo supera Onix em maio
Maio foi um mês atípico em vendas de veículos, fracas nas médias diárias, e prejudicadas pelo anúncio de incentivos que viriam. Assim, o mercado estacionou de vez.
Apesar de um avanço de 9,65% nas vendas sobre abril, com 166.361 unidades de veículos leves emplacados, a média diária de vendas caiu 10%, considerando que abril teve feriados e 4 dias úteis a mais.
As vendas de automóveis foram lideradas, pela primeira vez, pelo Volkswagen Polo, superando o Chevrolet Onix. O compacto da Volks emplacou 7.636 unidades enquanto o Onix chegou a 6.947. A Fiat Strada continua liderando entre os veículos leves: 9.716.
As vendas diretas foram responsáveis de 50% dos emplacamentos de Polo e Onix e 71% dos licenciamentos da Strada. Ou seja, os números de maio só não foram piores graças a essas negociações com frotistas e locadoras.
Confira o ranking dos 10 veículos leves mais vendidos do Brasil, de janeiro a maio:
Modelo | Unidades |
1º Fiat Strada | 41.539 |
2º Chevrolet Onix | 35.849 |
3º Chevrolet Onix Plus | 29.310 |
4º Volkswagen Polo | 27.773 |
5º Hyundai HB20 | 27.582 |
6º Jeep Compass | 26.012 |
7º Hyundai Creta | 25.352 |
8º Fiat Argo | 25.173 |
9º Volkswagen T-Cross | 24.771 |
10º Chevrolet Tracker | 24.010 |
Em nova versão, preço do Tiggo 5x despenca
A Caoa Chery apresentou a linha 2024 do Tiggo 5x, sem mudanças visuais, com uma ousada estratégia de marketing.
Com vendas deste modelo em declínio desde o ano passado, a montadora decidiu lançar três versões, com destaque à nova opção de entrada, Sport, a um preço agressivo: R$ 119.990.
Apenas nesta versão Sport, a Caoa oferece entre os benefícios: 5 anos de garantia; as 3 primeiras revisões (3 anos ou 30 mil km) grátis; seguro sem perfil (exceto Rio de Janeiro) a R$ 3.999 e financiamento com juros subsidiados a 1,35% ao mês.
O Tiggo 5x Sport traz motor turbo flex 1.5 de 150 cv e apesar de menos itens que a linha anterior, vem bem recheado: rodas de 17”, multimídia de 10,25”, revestimento premium nos bancos, câmera de ré, painel digital e 6 airbags.
Por R$ 149.990, a versão 5x Pro acrescenta em relação à Sport, faróis em LED, rodas de 18”, teto solar e câmera 360°.
Já a top de linha, a Hybrid Max Drive, é a única com motor híbrido (leve) de 160 cv e adiciona itens de segurança, como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e sensor de chuva, entre outros, por R$ 164.990.
Após a pré-venda, GWM reajusta preços
A GWM anunciou a venda de 960 unidades em maio de seus SUVs importados da China Haval H6 HEV, PHEV e GT. Só do topo de linha foram registrados 440 emplacamentos.
Os preços, contudo, já subiram. O Haval H6 HEV agora custa R$ 214 mil (R$ 5 mil a mais do que no lançamento) e sem teto solar, que foi colocado nos modelos de pré-venda como benefício. O PHEV sai pelos mesmos R$ 269 mil, mas o SUV perde o teto solar que virou item opcional a R$ 10 mil.
Por fim, o SUV H6 GT subiu R$ 16 mil e passa a custar R$ 315 mil, com os mesmos conteúdos.
Já o wallbox da WEG que era entregue como cortesia custa agora R$ 6 mil.
A importadora tem expectativa de chegar a 25 concessionárias em maio e finalizar 2023 com 52 pontos de venda pelo país.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. E-mail: lucia@viadigital.com.br