Juros altos travam o mercado automotivo
Tempos difíceis para a indústria automotiva. Passada a temporada de escassez de componentes, pelo menos de forma mais intensa, e o mercado freia devido aos altos juros.
Não fossem as vendas diretas, a situação seria ainda mais grave. Em abril, agravado pelos 5 dias a menos por causa de feriados, as vendas de autoveículos (leves e pesados) caíram -19,2% em relação a março (total de 160,7 mil unidades).
Entre automóveis e comerciais leves, cerca de 50% dos emplacamentos foram para locadoras, pessoas jurídicas, taxistas, frotas corporativas, PCD, governo e produtores rurais, na modalidade vendas diretas.
Nove fabricantes paralisaram suas linhas de produção para se ajustar à redução de demanda: o total de 178,9 mil unidades produzidas foi 19,4% inferior ao de março e 3,9% menor que o de abril do ano passado, quando a crise dos semicondutores estava no momento mais crítico.
Anfavea participa do Conselhão
“Juros altos, mercado baixo. Todo esse esforço que temos feito pelo crescimento do mercado não vai acontecer sem uma redução de juros. O mercado continuará em retração. Continuaremos dando notícia de parada de fábricas por falta de demanda, ou as notícias serão piores se essa taxa de juros continuar elevada? Ela é incompatível com a expectativa de crescimento da indústria e geração de emprego”, argumentou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.
O executivo é um dos poucos representantes da indústria automotiva a fazerem parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o chamado Conselhão do governo federal. “No Conselhão isso foi discutido, mas precisamos ter outras alternativas para que não gere desemprego e baixa de produção”, complementou Leite.
Confira o ranking dos 10 veículos mais vendidos no Brasil neste primeiro quadrimestre.
Top 10 dos mais vendidos de janeiro a abril
Modelo Unidades
1º Fiat Strada | 31.823 |
2º Chevrolet Onix | 28.902 |
3º Chevrolet Onix Plus | 23.686 |
4º Hyundai HB20 | 23.337 |
5º Fiat Argo | 20.463 |
6º Jeep Compass | 20.453 |
7º Volkswagen Polo | 20.137 |
8º Hyundai Creta | 20.084 |
9º Fiat Mobi | 19.352 |
10º Volkswagen T-Cross | 18.760 |
Importados crescem, mas sentem restrição ao crédito
Enquanto a Anfavea espera por dias melhores, o mercado de importados, representado por outras 11 marcas com a Abeifa, avançou 84% em volume de vendas no quadrimestre em relação ao mesmo período de 2022. Mas nem por isso a entidade está livre das intempéries do mercado.
“Embora nossas vendas aconteçam por pagamento à vista, cerca de 70%, a restrição de crédito e as elevadas taxas de juro também têm influenciado a decisão de compra”, avalia João Henrique Garbin de Oliveira, presidente da Abeifa.
O volume é baixo (9.942 unidades), mas são carros mais caros, premium e de luxo. Só a Porsche vendeu 1.686 veículos no ano, a Volvo, 2.583. E as novatas chinesas também avançam: a BYD emplacou 868 eletrificados nos quatro primeiros meses e a GWM, 1.400 unidades.
Renault inaugura concessionária com time 100% feminino
Uma concessionária só de mulheres. O sonho da diretora comercial da Renault RPoint, Milene Sipas, virou realidade. Ela começou entregando veículos, num ambiente predominantemente masculino, com mulheres em cargos de pouca visibilidade.
Ela teve a oportunidade de crescer, enfrentou preconceitos e ao mesmo tempo apoio de suas lideranças e da montadora, e levou um ano para amadurecer e colocar o projeto em prática.
Para Milene, ter um time 100% feminino, até mesmo na oficina, é um gesto de inclusão e uma forma de incentivar outras mulheres a enfrentarem desafios e a inspirarem o setor.
Coincidência ou não, a unidade Braz Leme da RPoint é a que entrega a maior taxa de rentabilidade por veículo vendido, a maior taxa de conversão de leads recebidos na área comercial e um dos maiores tickets médios do grupo.
Todas as 15 colaboradoras são mulheres, formadas pelo Centro de Treinamento Renault Academy, e as mecânicas Paloma dos Santos e Janaina Alexandrino foram capacitadas pelo Senai. A equipe conta com vendedoras, entregadoras de veículos, consultoras técnicas, mecânicas, além da gerente de vendas e da gerente de serviços pós-venda.
Renomeada de Women@RPoint, a concessionária é enxuta, com pouco mais de 500 m², conta com showroom, área de entrega de veículos e oficina.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. E-mail: lucia@viadigital.com.br