Tracker ganha duas novas versões
A Chevrolet lança duas novas versões na linha 2024 do SUV Tracker com propostas diferentes. A RS é uma opção mais esportiva equipada com o motor 1.2 turbo de até 133 cv e câmbio automático de 6 marchas. Além dos detalhes em preto nos acabamentos externos e internos, a RS traz rodas aro 17” com acabamento preto High Gloss, faróis em full LED com máscara negra, revestimento de couro preto e costura vermelha e teto solar panorâmico por R$ 159.750.
Já a versão Midnight, com motor 1.0 turbo de até 116 cv e câmbio automático, também traz acabamentos escurecidos, como detalhes em preto brilhante na grade frontal, retrovisores externos e apliques centrais dos para-choques, rodas de 17”, faróis com máscara negra, volante de base reta e bancos pretos com costura cinza. O Tracker Midnight tem preço sugerido de R$ 141.960.
Vendas crescem, mas juros travam a recuperação
Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea
O primeiro trimestre foi repleto de desafios para a indústria automotiva, com oito paradas de fábricas e dois cancelamentos de turnos. Para veículos pesados, houve redução de cerca de 30% do volume de produção.
No segmento de leves, as vendas para locadoras aumentaram 93% em março, representando 40% do crescimento total do mercado, muito em função do arrefecimento da demanda de varejo neste ano.
De janeiro a março foram produzidos 538 mil autoveículos, apenas 8% a mais que no início do ano passado, quando a crise dos semicondutores estava no auge.
“A diferença é que no ano passado o motivo era somente a falta de componentes, enquanto agora já há outros fatores provocando férias coletivas, como o resfriamento da demanda”, explicou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, lembrando que há novas paralisações anunciadas para abril.
Fábrica da Mercedes Benz foi uma das que pararam a produção – Foto: Mercedes-Benz
As vendas acumuladas de autoveículos no trimestre foram de 472 mil unidades, alta de 16,3% sobre 2022. “A fotografia do momento seria pior se não fossem as boas vendas para locadoras em março, 28% do total. Essas empresas ainda têm uma considerável demanda reprimida, mas isso não vai sustentar nossos volumes por tanto tempo caso não haja uma reação mais forte no varejo, o que depende de melhorias nas condições de financiamento, entre outras medidas para reaquecer o mercado”, analisou Leite.
Leite também chamou a atenção para a participação das importações de veículos: os carros vindos de fora representaram 13,8% do total das vendas – sendo que 3,1% vêm de países sem acordos bilaterais (como México e Argentina, que somam 10,7%). “Tivemos aumento de 50% das importações extrazona, enquanto o mercado interno está estável. Temos levado essa reflexão ao governo”, comenta o presidente da Anfavea.
Volks cria fintech que promete facilitar crédito
Ciro e Rodrigo (VOU, fintech com o objetivo de melhorar o acesso ao crédito)
A Volkswagen do Brasil e a Volkswagen Financial Services anunciaram o lançamento da Vou, uma fintech com o objetivo de melhorar o acesso ao crédito de seus parceiros de negócios, fornecedores e concessionários.
Em um primeiro momento, a nova plataforma financeira digital, já em funcionamento, opera apenas com pessoas jurídicas. Empresas de qualquer porte podem abrir uma conta na Vou e ter acesso a produtos de gestão de caixa, como antecipação de recebíveis a taxas atrativas e competitivas – a Volks, contudo, não detalhou as taxas que está oferecendo.
Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil disse que as empresas tinham essa carência. “Elas precisam antecipar pagamentos e estão com dificuldade de acessar o crédito, escasso e com altas taxas”, afirma. “Nosso modelo de negócio, de vender carro e peças, pode ficar mais forte ainda com os nossos serviços.”
É o primeiro grupo de mobilidade a entrar nesse segmento digital. As transações da ordem de R$ 33 bilhões por ano e mais de 2.700 empresas conectadas diretamente (2.200 fornecedores e 478 concessionários) permitiram que a Volks abrisse esse novo caminho.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. E-mail: lucia@viadigital.com.br