Começam as vendas da nova Ford Maverick
A Ford lança no país a nova picape Maverick, importada do México. Vendida em versão única FX4 Lariat, custa R$ 239.990. Mira, em dimensão, a Fiat Toro, mas é mais cara e traz apenas opção a gasolina.
Vamos aos seus destaques: a Maverick vem equipada com motor turbo 2.0 turbo de injeção direta a gasolina, que rende 253 cv de potência, combinado com a transmissão automática de 8 marchas e tração integral.
A capacidade de carga na caçamba é de 943 litros e 617 kg e peso, e consegue rebocar até 499 kg. Já a Toro similar leva 937 l e 1.010 kg e reboca até 400 kg.
Destaque ao conforto
Por ser construída com base em monobloco, tende a dar mais conforto que uma picape tradicional, como a Ranger (que é feita sobre um chassi). Esse conforto está presente também nos itens disponíveis: multimídia de 8”, partida remota, direção elétrica e um teclado para abertura da porta na coluna B para quando o motorista não quiser levar a chave (uma corrida no parque ou mergulho, por exemplo).
Para a segurança, há assistente de frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas, freio de mão elétrico, sete airbags, assistente de frenagem pós-colisão, controle automático em descidas, assistente de partida em rampa, farol alto automático e câmera de ré.
Mas comete seus pecados. A picape não traz o piloto automático adaptativo nem capota marítima. Se quer competir com a Toro, perde em preço e opções. Enquanto a picape da Fiat, bem mais barata, oferece motor 1.3 turbo flex e diesel, a Maverick, só a gasolina não é nenhum primor em consumo: 8,8 km/l (cidade) e 11,1 km/l (estrada).
Embora seja mais em conta que a Ranger (a versão equivalente, XLS 2.2 4×4 a diesel sai por R$ 243.990), a Maverick é menor e compartilha a plataforma do Bronco. Já a Toro 4×4 custa entre R$ 189.791 (Freedom) e R$ 214.278 (Ultra) – leia mais abaixo sobre as novidades da linha 2022.
Toro 2022 promete redução de 7% de combustível
Curiosamente, dias antes da Ford anunciar o preço e detalhes da Maverick, a Fiat lançou a versão 2022 da picape Toro. Sem mexer no design, a novidade é na eficiência. Para atender às novas normas de emissões, tanto o motor turboflex quanto turbodiesel receberam ajustes que os deixaram mais econômicos.
Mantendo potência (170 cv) e torque (35,7 kgfm) do 2.0 turbodiesel, esse motor passa a receber injeção de ureia, por meio da Arla 32, solução que é usada a cada 10 mil km em um tanque de 13 litros. Em consumo, conforme a versão, a Toro chega a fazer 12,7 km/l (estrada) atingindo autonomia de 760 km com um tanque de diesel.
Já a turboflex 1.3 de até 185 cv tem consumo (cidade/estrada) divulgado de: com etanol 6,8/8,2 km/l e com gasolina, 9,7/11,6 km/l.
A Fiat Toro está disponível em sete versões, com opções 4×2 e 4×4, por preços entre R$ 142.573 a R$ 214.278.
A estreia do novo Renegade
Uma leve reestilização, novos conteúdos e um motor mais moderno são as principais novidades da linha 2022 do Jeep Renegade. O SUV deixa de ter o motor turbodiesel (a marca alega baixa demanda, cerca de 8% da gama) e passa a ser oferecido apenas com o 1.3 turboflex que rende até 185 cv de potência.
Serão quatro versões – Sport e Longitude (ambas 4×2 com transmissão automática de seis marchas) e Série S e Trailhawk (essas duas com tração 4×4 e câmbio automático de 9 marchas). Os preços vão de R$ 128.115 a R$ 168.723.
No visual, o Renegade mantém seu tradicional shape e está com para-choque redesenhado, grade mais fina e os faróis receberam contorno em LED. Atrás, as lanternas mantêm o retangular, mas com novo desenho interno.
Internamente, o SUV recebe novo volante e painel de instrumentos de 7” conforme a versão. O sistema multimídia foi atualizado, mantendo a tela de 8,4”. Somente a Sport requer fio para carregar celular – as demais têm sistema por indução.
A maior evolução é na segurança: o pacote conta com 6 airbags, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga, leitor de placas e frenagem automática de emergência. Nas versões 4×4 acrescenta mais um airbag, de joelho para motorista, além de faróis alto automáticos, park assist e monitor de ponto cego.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: lucia@viadigital.com.br
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