Com o novo SUV cupê Fastback, Fiat sobe o tom em design e é agressiva em preços
A Fiat demorou para lançar seu primeiro SUV. O Pulse estreou há menos de um ano, em meio a dificuldades com a escassez de semicondutores, e aos poucos deslancha no mercado.
Agora a Fiat quer mais e sobe o tom com seu lançamento aguardado desde 2018: o Fastback, inspirado em um carro-conceito exibido no Salão do Automóvel de São Paulo daquele ano, com projeto 100% nacional. Este será o automóvel topo de linha da Fiat no Brasil.
Logo de cara, sua silhueta já impacta no apelo esportivo: o SUV cupê ficou realmente bonito e de linhas arrojadas. Faróis de LED, com pisca integrado à luz diurna e grade em formato colmeia na frente. A traseira, com caída cupê e lanternas mais afiladas, está elegante, na solução fluída encontrada pelos designers brasileiros.
Dimensões e porta-malas
A plataforma MLA é a mesma do Pulse, mas a carroceria é um pouco maior, culpa do design cupê que estendeu a tampa do porta-malas. Em relação às dimensões, seus 4,427 m de comprimento superam o da concorrência – Hyundai Creta, Honda HR-V, Chevrolet Tracker, Volkswagen T-Cross e Nivus e até o Jeep Renegade são mais curtos.
Em contrapartida, o Fastback é o SUV, entre os citados, mais baixo (exceto pelo Nivus, quase da mesma altura) e o de menor distância entreeixos (espaço interno). Um dos destaques do novo Fiat é o porta-malas, de 516 litros, bem maior que os dos rivais (Creta é o que chega mais perto, com 422 l).
Motores e consumo
As escolhas de motor eram óbvias, mas agora oficiais, todas turbo flex: serão duas versões com o 1.0 turbo de até 130 cv sempre acoplado ao câmbio CVT e uma com o turbo 1.3 de até 185 cv combinado à transmissão automática de seis velocidades.
O consumo do 1.0 Audace bebendo gasolina (cidade/estrada) é de 11,9 e 14,6 km/l. Com o 1.3, faz 11,3 e 13,6 km/l também com gasolina.
Preços e versões
A Fiat informou que entre setembro e outubro serão colocadas à venda 5 mil unidades do Fastback, a preços de lançamento. Começa em R$ 129.990 (Audace 1.0) já bem equipado, sobe mais R$ 10 mil na versão Impetus (um pouco mais recheada) e atinge R$ 149.990 na única 1.3 turbo, a Limited Edition by Abarth T270.
Ram Classic estreia e esgota primeiro lote
A Ram estreou na semana passada a nova Classic 1500 numa clara estratégia de atrair clientes de versões topo de linha de picapes médias. A versão Classic Laramie custa R$ 349.990 e a Classic Laramie Night Edition sai a R$ 359.990.
Os preços, de fato, batem na trave das versões mais caras das médias: Toyota Hilux (GR-S custa R$ 354.790), Ford Ranger (Limited a R$ 321.090), Chevrolet S10 (High Country sai por R$ 316.050) e Nissan Frontier (Platinum ou Pro-4X por R$ 323.890), entre outras.
A Ram 1500 Classic vem equipada com motor Hemi V8 5.7 aspirado que gera 400 cv – o dobro de potência dos motores turbodiesel das picapes médias.
Inegável que seja um veículo de nicho, mas tem apelo. No mesmo dia do lançamento, a Ram anunciou que o primeiro lote de 1.465 unidades foi totalmente esgotado.
Novo Polo muda pouco e rebaixa potência de motor turbo
Depois de muitos rumores e espera, a Volkswagen lança a linha 2023 do Polo (levemente) reestilizado. Se por fora não empolga, o interior recebeu melhorias e há novidades sob o capô, que passa a ter opções menos potentes: o motor turbo de 128 cv foi rebaixado a 116 cv.
Na frente, grade e para-choque são novos e os faróis ganharam LED. Atrás, mudaram basicamente para-choques e elementos da lanterna. Por dentro, o Polo recebeu novos materiais em revestimentos e texturas.
Produzido na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), o Polo tem quatro versões. A de entrada, MPI, custa R$ 82.990, mantendo o motor 1.0 de até 84 cv com câmbio automático de 5 marchas. É bem “básico”: traz 4 airbags, rodas de aço de 15” com calotas, vidros elétricos dianteiros, rádio e volante multifuncional.
Acima desse vem o Polo TSI, por R$ 92.990, com o upgrade do 1.0 turbo de 116 cv e caixa manual de 5 marchas e alguns itens estéticos e de conforto. Por R$ 102.990, a versão Comfortline acrescenta a transmissão automática de 6 velocidades, partida por botão e piloto automático.
O multimídia VW Play só aparece na versão Highline, de R$ 109.990, que ainda traz rodas de liga de 16”, ar-condicionado digital automático, sensor de estacionamento dianteiro e câmera de ré.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br. E-mail: lucia@viadigital.com.br