Citroën revela interior do novo C3
A Citroën, que agora faz parte do Grupo Stellantis, já havia anunciado em setembro a chegada do novo C3 para o primeiro semestre de 2022. Será um modelo mais altinho, com jeitão de SUV compacto: “o modelo incorpora a experiência de um SUV no interior de um hatch”, informa a Citroën.
Agora, ao revelar novos detalhes de seu interior, a marca ressalta seu espaço interno para 5 ocupantes, que promete ser um de seus diferenciais.
Como de praxe de outros carros mais recentes do grupo, o investimento em conectividade contará com central multimídia de 10” com espelhamento do celular sem fio e reconhecimento de voz acionado através do volante e três entradas USB “quick charge”.
O novo C3 é baseado no conceito global C-Cubed e será produzido em Porto Real (RJ), também visando as exportações. A marca prevê o lançamento de uma família de três veículos com foco no mercado internacional até 2024.
Novo Equinox virá com Alexa e Spotify
Aguardado para estrear este ano, o novo Equinox, SUV grande da Chevrolet, ficou para o primeiro trimestre de 2022. Por fora, o SUV que chega ao Brasil, importado do México, traz a recente reestilização com a qual recebeu nova grade cromada, novos faróis em LED e para-choques redesenhados.
A Chevrolet adiantou alguns destaques do novo carro. Entre eles, ênfase na conectividade, com aplicativos Spotify (streaming de áudio) e Alexa (assistente virtual por comando de voz) no multimídia MyLink do veículo. Completa o pacote, o wi-fi nativo (mediante assinatura), pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, funções a distância e novidades em nos pacotes de segurança e conectividade do OnStar.
O motor que vai equipar o SUV grande deve ser o mesmo do atual: 1.5 turbo de 172 cv acoplado ao câmbio automático de seis marchas.
Volvo radicaliza para focar no elétrico
A Volvo Cars anunciou investimento de R$ 10 milhões para criar 13 corredores de recarga rápida em postos de combustíveis na malha rodoviária, em trecho que cobre 3.250 km entre São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Uberlândia e Baixada Santista, entre outras regiões. Cada um dos pontos terá capacidade para carregar dois veículos simultaneamente.
O projeto é entrar em funcionamento logo no início de 2022 e sem cobrança pela recarga. A Volvo ainda faz concorrência para definir qual empresa vai fornecer os carregadores.
A preocupação em ampliar a infraestrutura de carros elétricos, a qual várias empresas também investem, vem de encontro com outra decisão que só o tempo dirá se foi bem-sucedida. A marca de origem sueca está tirando de linha um de seus modelos mais vendidos: o XC40 na opção híbrida e oferecendo apenas a versão 100% elétrica, a Recharge Pure Eletric.
Investimento versus risco
O marketing da Volvo é de que a marca pensa no futuro e ousa na eletrificação. Mas, por trás disso existe outro motivo. O atual XC40 híbrido não atenderia à nova legislação de emissões do Proconve, a L7, que entra em vigor em janeiro de 2022. O investimento para adaptá-lo não compensaria, então a Volvo tomou esse caminho. Os demais carros híbridos atendem aos padrões L7.
Em termos de preço, o XC40 híbrido plug-in custa R$ 274.950, enquanto sua versão elétrica pura sai por R$ 389.950. São R$ 115 mil de diferença.
Já o SUV imediatamente superior, o XC60, está por R$ 399.950. Ou seja, o consumidor que não quiser entrar de cabeça num veículo 100% elétrico tem duas opções: leva o XC60 por essa diferença de preço ou desiste da Volvo e opta por modelo similar de outra marca.
Hoje, o XC40 Recharge Pure Electric é o precursor da linha e, no início do ano que vem, a Volvo estreia no Brasil o C40, seu segundo modelo 100% elétrico.
Audi volta a produzir no Paraná
A Audi anunciou a retomada da produção de veículos em sua planta de São José dos Pinhais (PR), suspensa desde fevereiro.
A partir de meados de 2022, volta a fabricar Q3 e Q3 Sportback com o motor 2.0 TFSI de 231 cv e tração integral.
Em um primeiro momento no país, a Audi montou nesta mesma planta a primeira geração do hatch A3, entre 1999 e 2006.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: lucia@viadigital.com.br
Por Lucia Camargo Nunes*