Vendas de autoveículos caem no semestre
O primeiro semestre contou com o licenciamento de 851.444 automóveis e comerciais leves (autoveículos) no mercado brasileiro, resultado que representa queda de -15,4% sobre o volume de janeiro-junho de 2021.
Ainda assim, Andreta Jr, presidente da Fenabrave, que reúne as concessionárias, percebe evolução gradativa. Ele aponta entre problemas, desabastecimento de componentes, alta nas taxas de juros, aumento do custo do crédito e constantes reajustes nos preços dos combustíveis.
Top 10 dos mais vendidos em São Paulo no 1º semestre
Modelo Unidades
1º Hyundai HB20 | 13.595 |
2º Volkswagen T-Cross | 12.379 |
3º Volkswagen Gol | 9.372 |
4º Jeep Compass | 8.965 |
5º Chevrolet Onix | 7.792 |
6º Hyundai Creta | 7.500 |
7º Fiat Strada | 7.304 |
8º Chevrolet Tracker | 7.257 |
9º Jeep Renegade | 6.655 |
10º Volkswagen Nivus | 6.647 |
Enquanto as vendas no Estado são lideradas pelo compacto HB20 e pelo SUV T-Cross, no país a picape Fiat Strada é o veículo mais vendido no semestre, com ampla vantagem sobre HB20 e Chevrolet Onix.
O Gol também se destaca, embora 59% de suas vendas nacionais sejam pela modalidade direta (frota de empresas e locadoras).
Motos e caminhões impulsionam mercado
No mercado geral – emplacamentos de autoveículos, caminhões, ônibus e motos – a perspectiva é um pouco melhor. O otimismo vem da boa performance de caminhões e motocicletas.
O setor de duas rodas empurrou uma alta de 23% de janeiro a junho. Para Andreta Jr., há um claro efeito de substituição do carro pela moto em função dos preços dos combustíveis, da queda na renda pela inflação e a priorização do transporte individual. O segmento já vinha crescendo em função do aumento dos serviços de entrega.
Importados também recuam
A situação da Abeifa, que representa 11 marcas de veículos importados, não é diferente. No acumulado do semestre, a entidade anota baixa de -37,3% (8.265 unidades este ano x 13.181 veículos em 2021).
“A demanda de mercado continua aquecida. Mas, infelizmente, a oferta de produtos importados esbarra na falta de componentes, o que provoca desabastecimento. Também observamos diversas atualizações de portfólio e aceleração no crescimento da eletrificação veicular, demandando algum tempo de adaptação do mercado”, opina João Henrique de Oliveira, presidente da Abeifa.
Com novos design e conteúdos, será que o HB20 continuará líder?
O Hyundai HB20 chega à linha 2023 com a mesma alma, mas renovado. Mesma alma porque o atual líder de vendas nacional manteve os bons motores, ganhou uma reestilização após uma segunda geração que não agradou tanto e aproveita a mudança de linha para receber um upgrade de tecnologias e segurança.
O design da terceira geração tem tudo para agradar: mais agressivo e esportivo, o compacto exibe frente imponente e traseira com destaque às novas lanternas interligadas por uma faixa.
Mantendo os bons motores 1.0 aspirado de 80 cv e 1.0 turbo de até 120 cv, o novo HB20 terá seis versões entre R$ 79.290 e R$ 118.390 (preços no estado de São Paulo).
Todas são equipadas com 6 airbags, freios ABS com EBD, limitador de velocidade, piloto automático, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sinalização de frenagem de emergência e assistente de partida em rampa.
A topo de linha conta ainda com assistências ao motorista só vistas em carros maiores: de permanência e centralização na faixa de rodagem, frenagem autônoma de emergência que detecta ciclistas e pedestres e alerta de tráfego na traseira com frenagem autônoma.
Entre os itens de conforto, conforme a versão, a possibilidade de ligar o carro a distância, conexão e carregamento sem fio e sistema Bluelink com wi-fi gratuito por 3 anos.
Não há dúvidas que o novo HB20 reúne credenciais para se manter no topo: design mais harmonioso e uma oferta atraente de features. Ao volante, o HB20 turbo é arisco e divertido. E para finalizar, é um carro com excelente aceitação no mercado de usados. A concorrência é que vai ter de se mexer para alcançá-lo.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br. E-mail: lucia@viadigital.com.br