Por Lucia Camargo Nunes*
Ferrari apresenta nova 296 GTB
A Ferrari ganha uma nova linha de híbridos que resgata os motores V6. O único exemplar da novíssima 296 GTB foi apresentada no showroom da Via Itália, importadora oficial da Ferrari, em São Paulo.
Sob o capô traseiro, o superesportivo carrega um poderoso motor biturbo V6 de 3 litros que entrega 663 cv acoplado ao câmbio de 8 marchas e tração traseira. Ao ser acionado no showroom da importadora, seu ronco atrai todas as atenções. Mas imagine pilotar a máquina sem qualquer ruído?
Sim, a 296 GTB, além do V6, traz um sistema híbrido plug-in de dois motores elétricos no eixo dianteiro e mais um que vai na caixa de transmissão. No modo elétrico, é possível rodar silenciosamente por 25 km ao limite de 135 km/h, até que o V6 seja exigido e acordado.
Combinados, os motores chegam a 830 cv e poderosos 75,4 kgfm de torque. Essas credenciais permitem que a supermáquina acelere de 0 a 100 km/h em meros 2,9 segundos e atinja a velocidade máxima de 330 km/h.
Esta Ferrari de dois lugares, diz a companhia, redefine a ideia de condução divertida para garantir pura emoção também na condução diária. Deve ser bastante divertido mesmo buscar pão na padaria ou levar o filho na escola a bordo desta fantástica macchina!
Vendas em alta: na casa dos milhões
Eduardo Alves, responsável comercial da Via Itália, estima que 20 unidades da nova Ferrari 296 GTB sejam vendidas por ano no Brasil. Em 2021 a importadora fechou negócio com 35 unidades e só não vendeu mais porque a fábrica não acompanha o volume de pedidos.
A cor vermelha é ainda a mais pedida no Brasil (e no mundo). O primeiro e único exemplar da Ferrari 296 GTB que desembarcou no Brasil vem na cor Rosso Imola (pintura metálica).
A 296 GTB é um projeto novo e não substitui outra Ferrari, ela chega para agregar a gama. Seu preço ainda não foi definido e as entregas estão previstas para dezembro. Para ser ter uma ideia, a 296 GTB ficará posicionada acima da Ferrari Roma (R$ 3,3 milhões) e abaixo da F90 (R$ 7,7 milhões). Façam suas apostas.
Audi inicia vendas do Q5 híbrido plug-in
A Audi iniciou a pré-venda do novo Q5 TFSIe quattro com preços a partir de R$ 413.990 na modalidade de venda direta e em lote exclusivo de 300 unidades. Importado do México, o modelo está disponível nas carrocerias SUV e Sportback.
O novo propulsor 2.0 TFSI de 252 cv atua em conjunto com um motor elétrico de 105 kW (143 cv). Combinado, este Audi rende 367 cv de potência e 50,9 kgfm de torque.
No modo puramente elétrico, a bateria dá autonomia entre 56 e 62 km, segundo a Audi.
Os planos da Nissan para o Brasil
Parte dos investimentos da Nissan de US$ 250 milhões (R$ 1,1 bilhão) anunciados no início de abril para a fábrica de Resende (RJ), serão direcionados a um novo modelo a ser produzido nessa planta, onde já é fabricado o Kicks.
Embora Airton Cousseau, presidente da Nissan Mercosul, pouco esclareça sobre o novo veículo, descartou ser o Versa, hoje importado do México. Ao que tudo indica, será um SUV acima do Kicks, para concorrer com modelos do porte do Honda HR-V.
Cousseau diz que a marca não busca crescer no market share, que hoje é de 3%. “Nosso objetivo não é chegar a 10% do mercado. Podemos ter menos, para nos mantermos de forma sustentável, no azul”, comenta.
Engenheiros da Ford exportam inovações
A Ford deixou de produzir veículos no Brasil em 2021, mas nem por isso deixou de investir no país. É que a marca norte-americana decidiu manter em Camaçari (BA) um Centro de Desenvolvimento e Tecnologia e só neste ano estima gerar receita de R$ 500 milhões com serviços exportados.
A Ford conta com a colaboração de 1.500 engenheiros que atuam em projetos globais da marca, apoiados em pilares de eletrificação, sistemas de conectividade e veículos autônomos.
Um dos trabalhos deste time é o design dos futuros veículos elétricos da Lincoln, marca que nem sequer está à venda por aqui. A equipe também desenvolve as próximas gerações de sistemas multimídia de veículos Ford.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br. E-mail: lucia@viadigital.com.br