Por Lucia Camargo Nunes*
Setor automotivo em ritmo de recuperação
Nem os feriados nem as paralisações de fábricas pela falta de semicondutores desanimou o mercado automotivo em abril. Os números divulgados pela Anfavea, associação que reúne as montadoras, confirmam a reação do segmento neste segundo trimestre.
A produção de autoveículos em abril foi de 185,4 mil unidades, 0,4% a mais que no mês anterior. As vendas também tiveram boa reação, com média diária de 7.750 unidades em abril (a melhor desde dezembro), contra as 6.991 unidades/dia de março. No total, 147,2 mil unidades foram licenciadas, leve alta de 0,3% sobre março.
Na comparação de quadrimestres, a queda deste ano está em 21,4%, sempre lembrando que no início do ano passado quase não havia restrição de oferta por conta de semicondutores.
“Poderíamos ter resultados de vendas ainda melhores se não fosse a persistente limitação de oferta provocada pela crise dos semicondutores”, explicou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, que acaba de tomar posse. “Apesar da inflação e da alta dos juros, ainda identificamos uma demanda reprimida de clientes particulares e sobretudo de locadoras, e os bons números de venda deste início de maio são indicadores dessa tendência. Esperamos que a situação da oferta comece a melhorar em meados do ano”, acrescentou.
Top 10 dos mais vendidos em São Paulo
Modelo Unidades*
1º Hyundai HB20 | 8.848 |
2º VW T-Cross | 6.446 |
3º Jeep Compass | 5.762 |
4º Chevrolet Onix | 5.568 |
5º Hyundai Creta | 4.732 |
6º Fiat Strada | 4.665 |
7º VW Nivus | 4.120 |
8º Chevrolet Tracker | 4.095 |
9º Toyota Corolla Cross | 4.072 |
10º Jeep Renegade | 4.058 |
Fonte: Fenabrave / *De janeiro até a 1ª semana de maio de 2022
Salão do Automóvel a céu aberto é adiado
O São Paulo Motor Experience, inicialmente programado para ocorrer de 6 a 14 de agosto deste ano no Autódromo de Interlagos, na capital paulista, foi adiado. Anfavea, em alinhamento com as montadoras, e a RX, organizadora do evento, decidiram postergar o festival. O motivo do adiamento recai sobre a atual situação global do setor automotivo, que ainda enfrenta desafios na cadeia de fornecimento gerados pela pandemia.
Por causa do período de chuvas, após setembro, e da realização do GP de Fórmula 1, que requer uma reforma das pistas e instalações de Interlagos, foi decidido que o evento não seria mais realizado este ano.
“O novo formato do São Paulo Motor Experience é sensacional, atende às novas demandas e expectativas do público, mas as nossas associadas, há mais de um ano enfrentando paradas de fábrica e complexos desafios logísticos, julgam mais adequado adiar temporariamente este grande evento que celebra a força do setor automotivo e a paixão do nosso povo por carros” afirma Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.
Bem nas vendas, Fiat Pulse fica mais caro
Pode ser mera coincidência, mas as boas vendas do Fiat Pulse, SUV compacto que vai despontando pelo país (até abril teve 14.249 unidades emplacadas, é o 7º SUV mais vendido), dão confiança para que a marca promova novos aumentos de preços.
Com isso, o modelo “básico” Drive 1.3 (107 cv) de câmbio manual já parte de R$ 98.006.
E esta é a única versão abaixo dos R$ 100 mil: o Pulse Drive 1.3 (130 cv) com transmissão CVT parte agora de R$ 105.260. A versão topo de linha Impetus 1.0 turbo passa a custar R$ 130.628.
Ford, por sua vez, reduz preço de picapes e furgão
A redução de IPI para caminhonetes e picapes anunciada pelo governo em 29 de abril refletiu nos preços de modelos Ford. Desde 1º de maio, Ranger, Maverick e Transit tiveram seus valores reduzidos em 0,8%. Os demais veículos da marca não foram afetados pelo decreto, mantendo os preços atuais.
A Ranger Black, por exemplo, antes tabelada em R$ 220.490, agora sai por R$ 218.730, e a Ranger Storm passou de R$ 255.090 para R$ 253.050.
A nova picape Maverick passa a custar R$ 233.310 (antes era R$ 235.190).
Já a Transit Furgão, lançada no mês passado com preço a partir de R$ 239.900, agora começa em R$ 237.980. Todos esses preços têm como base Brasília, podendo variar com o ICMS de cada estado.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: lucia@viadigital.com.br