Por Lucia Camargo Nunes*
Compass híbrido promete autonomia de 900 km
Com o novo Compass 4xe, a Jeep dá o pontapé inicial de sua estratégia em eletrificação. O lançamento conta com o inédito motor híbrido recarregável, que passa a ser a versão topo de linha do SUV, importado da Itália, por R$ 349.990.
Entre as diferenças para o Compass produzido em Goiana (PE), este modelo que guarda algumas semelhanças com a versão S, se diferencia por detalhes, como logotipos pretos da marca no capô, rodas de 19” e quatro cores exclusivas, entre ela a azul Shade.
O motor híbrido do Compass onta com o 1.3 turbo a gasolina que no 4xe entrega 180 cv e aciona o eixo dianteiro, enquanto o propulsor elétrico rende 60 cv para tracionar as rodas traseiras. Juntos, geram 240 cv de potência combinada.
A bateria de 11,4 kW faz o Jeep rodar 44 km em modo totalmente elétrico, limitado à velocidade de 130 km/h. A marca promete que o Jeep híbrido chega a 927 km de autonomia. Econômico ele é: faz 25,4 km/l em percurso urbano e 24,2 km/l na estrada.
Numa tomada de casa pode levar de 4 a 20 horas para ser recarregada. Com wallbox de 7,4 kW, o tempo pode ser de 1,5 a 9 horas, conforme o nível de tensão.
Para famílias arrojadas
Será que um SUV pode ser esportivo e familiar ao mesmo tempo? A linha AMG da Mercedes-Benz garante que sim. A marca iniciou as vendas no Brasil (sob encomenda) dos modelos Mercedes-AMG GLA 35 para 5 ocupantes e GLB 35 de 7 lugares. Mas tudo tem seu preço: o GLA custa R$ 494.900 e o GLB, R$ 504.900.
Por dentro, o ambiente high-tech logo é percebido pelos displays totalmente digitais, de 10,2” que integram o sistema de infoentretenimento Mercedes-Benz User Experience (MBUX), operado via touchpad, toque no volante, comando de voz ou touchscreen.
A esportividade não só a maquiagem na dupla: sob o capô, os dois SUVs Mercedes-AMG carregam o motor turbo de 2 litros que gera 306 cv de potência acoplado ao câmbio automatizado de dupla embreagem de 8 marchas, com tração integral.
Lexus renova o NX 350h
Com uma frente imponente, a Lexus, marca de luxo da Toyota, inicia as vendas no Brasil do novo NX 350h, SUV que foi totalmente renovado.
Um pouco maior por dentro e por fora, este Lexus traz a 4ª geração do sistema híbrido, que conta com motor aspirado 2.4 a gasolina de 192 cv e dois elétricos, que resulta potência combinada de 246 cv.
Bem equipado, traz 8 airbags e pacote de segurança LSS+ 3.0 (que inclui sistema de saída de faixa, de colisão frontal, alerta de tráfego na traseira e piloto automático adaptativo. Há ainda multimídia que varia de 9,8 a 14” conforme a versão e teto solar.
Os preços do Lexus NX 350h: versão Dynamic a R$ 344.990, Luxury por R$ 380.990 e F-Sport, custando R$ 413.990.
Com estreia de sedã, BYD expande rede
Depois de iniciar as vendas do Tan EV, SUV elétrico de 7 lugares, a chinesa BYD anuncia a apresentação do sedã elétrico Han EV, com expectativa de comercialização a partir do segundo semestre. Serão duas opções de motor: de 222 cv e 494 cv. Sua bateria de 77 kWh terá capacidade de levar o Han EV a 550 ou 605 km, conforme a versão.
A rede de concessionárias de automóveis elétricos da BYD está em expansão. A marca acaba de anunciar a nomeação do grupo Águia Branca, conglomerado que atua nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
A Eurobike, primeira concessionária nomeada pela BYD Brasil, deve inaugurar sua loja em breve, na capital paulista. No segundo semestre, abre outras duas em Ribeirão Preto (SP) e Brasília (DF).
O grupo Servopa representará a marca BYD em Curitiba e terá lojas em Londrina e Maringá (PR). Para Porto Alegre, foi nomeado o tradicional grupo IESA, que também atuará nas cidades de Caxias do Sul e Passo Fundo (RS).
O Nordeste, por enquanto, está representado pelo grupo GNC, que atua em 5 estados da região com 10 marcas e estreia com a BYD com uma loja em Salvador. Em breve, outras cidades da região serão confirmadas.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: lucia@viadigital.com.br