Por Lucia Camargo Nunes*
Eclipse Cross ganha desenho mais harmonioso
Redesenhado, o novo Mitsubishi Eclipse Cross tem jeitão de importado. Mas o crossover é fabricado em Catalão, Goiás. Na dianteira, novo grafismo no conjunto ótico, com farol principal e de neblina em LED.
A polêmica traseira anterior, dividida entre dois vidros, foi abandonada e está mais clean, com lanternas em formato bumerangue. As rodas são de 18 polegadas.
De acordo com a Mitsubishi, o porta-malas que antes acomodava 473 litros, agora está 14% maior. Ou seja, por volta de 539 litros.
A segurança foi bem reforçada com 7 airbags. Conforme a versão, pode oferecer alerta de colisão com frenagem autônoma, alerta de saída de faixa e de ponto cego, farol alto adaptativo e monitoramento de pressão dos pneus.
Sob o capô, o Eclipse Cross mantém o motor turbo 1.5 de 165 cv a gasolina acoplado à transmissão CVT com opção de trocas pela manopla ou aletas na coluna da direção. A tração é 4×2 (dianteira) ou 4×4 apenas na configuração topo de linha HPE-S S-AWD.
O Mitsubishi Eclipse Cross 2023 está disponível em 4 versões: três 4×2, GLS por R$ 186.990, HPE a R$ 201.990 e HPE-S custando R$ 221.990. E a única 4×4, HPE-S S-AWC, que sai por R$ 232.990.
RAM lança a gigantesca picape 3500
Vai ser difícil passar desapercebida. Começa a chegar às lojas a nova RAM 3500, picape extra-large de 6 metros de comprimento e 2,12 m de largura. São duas versões: Laramie, por R$ 500.679 e Long Horn Limited Edition, que sai a R$ 547.135. A Laramie ainda conta com o pacote Night Edition, o que a eleva a R$ 526.488,
Muito similar à 2500, a 3500 se diferencia pelas luzes acima do para-brisa e maior capacidade, devido aos reforços no chassi: 1.752 kg de carga útil, 9.021 kg de capacidade de reboque e até 1.628 litros de volume na caçamba.
Sob o capô, traz o mesmo motor turbodiesel Cummins 6.7 de 6 cilindros em linha da 2500, mas que entrega mais potência: são 377 cv de potência e 117,3 kgfm de torque a 1.700 rpm. A transmissão é automática de 6 marchas com tração 4×4 e caixa de redução.
Mobi 2023: de novidade, só opcionais
Em janeiro, um dia antes do lançamento do Renault Kwid reestilizado, a Fiat anunciava a linha 2022 do Mobi, seu modelo de entrada, que tinha como destaque o motor 1.0 mais eficiente. Agora, apenas dois meses depois, chega às lojas a versão 23.
Mas as novidades da virada de ano são apenas itens opcionais: controle de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa, já oferecidos de série no Kwid Zen.
Sob o capô, o mesmo 1.0 8V flex de 74 cv com transmissão manual de 5 marchas. De acordo com o Inmetro, o Mobi faz, com gasolina, 13,5 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. Bebendo etanol, cai para 9,6 e 10,4 km/l.
A versão Like parte de R$ 63.967 e a Trekking, R$ 67.035. Para a Like, há dois pacotes de opcionais. O Multimídia Plus, com multimídia de 7”, volante multifuncional, conexão Bluetooth e reconhecimento de voz por R$ 3.612. O pacote Safety com controle de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa sai a R$ 722.
Já para a versão Trekking, é oferecido o mesmo pacote Safety, e o Style II (retrovisores elétricos e rodas de liga de 14”) a R$ 2.269.
Linha GRS para Hilux e Corolla Cross
A linha Gazoo Racing Sport (GRS), da Toyota, cresce no Brasil. As novidades agora são o Corolla Cross e a Hilux que recebem as versões de apelo esportivo. O Corolla Cross GR-Sport com o motor 2.0 de 177 cv e transmissão CVT sai a R$ 188.490. Rodas 18”, novos para-choques e spoiler são seus principais diferenciais externos. Por dentro, oferece todos os equipamentos da versão XRE, como ar-condicionado digital de duas zonas e central multimídia de 9”, além de um pacote completo de itens de segurança.
A picape Hilux também ganha a versão GRS por R$ 348.790. Além do visual mais invocado, repleto de adesivos, peças pintadas de preto e rodas de 17”, a picape recebeu adicionais 20 cv de potência em seu motor turbodiesel 2.8 com câmbio automático de 6 marchas e passa a render 224 cv. Houve também um retrabalho em sua suspensão para deixar o veículo mais esportivo.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: lucia@viadigital.com.br