Abarth retorna com o Pulse
A Fiat escolheu o SUV compacto Pulse para reestrear sua divisão esportiva no Brasil, a Abarth. Mas diferente da estratégia dada no passado, quando lançou a versão Abarth para Stilo e 500, agora a ideia é categorizar a Abarth como uma marca. Serão cerca de 50 concessionárias Fiat dedicadas, com área especializada na venda dos modelos Abarth.
O logotipo Abarth está na grade frontal tipo colmeia, por escrito na tampa traseira e estilizado nas laterais. Novos para-choques, teto pintado de preto, spoiler e saída dupla de escape também denotam sua esportividade. A chegada às lojas está prevista para o último trimestre deste ano.
Ford estreia versão FX4 da Ranger
Enquanto a nova geração da Ford Ranger não chega, a linha de picapes, já intitulada como 22/23, acaba de ganhar versão mais “aventureira”. A FX4 chega às lojas por R$ 288.990, com visual que combina esportividade e sofisticação. Com ela, a Ford soma 9 versões da picape argentina.
Sob o capô, a nova versão e as demais receberam Arla32 para atender às novas regras de emissões, sem perder potência ou torque do motor 3.2 turbodiesel de 200 cv, acoplado ao câmbio automático de 6 marchas e tração 4×4.
Nissan dá spoiler da nova Frontier
Próxima de chegar às lojas, a Nissan divulgou as primeiras imagens da picape Frontier reestilizada, que começa a sair da linha de produção da planta de Santa Isabel, em Córdoba, Argentina, onde é produzida desde 2018.
No modelo apresentado, similar ao já lançado em mercados asiáticos, a reestilização envolve novos para-choque, capô, grade, faróis de neblina e elementos do conjunto ótico.
Nesta versão, a inédita Pro-4X, há um apelo mais esportivo, com detalhes da pintura em preto fosco e black piano e logotipos em vermelho. A previsão é que chegue às lojas em meados de abril.
Marcas baixam preços dos carros
Diversas marcas repassaram aos preços finais de seus veículos a redução do IPI. A primeira a anunciar redução de preço foi a Kia. O Sportage, por exemplo, foi de R$ 182.990 para R$ 179.590.
Da Ford, o Ford Bronco recebeu desconto de R$ 6.500 e agora custa R$ 266.090. Em valor nenhum supera o Mustang Mach 1: por R$ 519.790, teve seu preço reduzido em R$ 25 mil.
Exceto o RAV4, os reajustes da Toyota foram em torno de -2%. O Corolla Cross híbrido a R$ 200.160 custa R$ 4.169 a menos. Já o SUV SW4, por R$ 386.870, acredite, ficou R$ 15.620 mais em conta.
Da linha Jeep, o Compass Limited ganhou abatimento de R$ 10 mil e agora sai a R$ 235.533. Custando R$ 16.470 a menos, o Commander está a R$ 295.020.
A Nissan teve reduções até -1,43%. A versão LE da Frontier passa a custar R$ 308.544 (-R$ 4.146). O elétrico Leaf também foi beneficiado: por R$ 3.433 a menos, seu preço agora é de R$ 293.707.
Leve um Onix Plus com desconto de R$ 10
A Chevrolet baixou preços, mas pode decepcionar. Do Onix, os descontos não passam de R$ 100. No Plus LTZ 1.0T a redução foi de R$ 10! Assim, o sedã sai a R$ 92.210.
Já a versão Premier 1.2T do Tracker foi a que mais baixou: por R$ 147.410, está R$ 1.550 mais em conta. A S10 com maior repasse foi a LS 2.8 4×4 de cabine dupla, que ficou R$ 5.030 mais barata e agora custa R$ 228.790.
A Honda, que só dispõe da dupla City, reduziu seus preços. O Hatchback agora parte de R$ 112.100 (menos R$ 2.100) enquanto o sedã EX começa em R$ 106.300 (desconto de R$ 2 mil).
A Hyundai também baixou preços – e garante que o repasse foi integral, de 1,25% a 2,01%. O HB20 agora começa a R$ 70.690 na versão Sense 1.0 manual, R$ 900 mais em conta. Já o Creta de entrada, com a carroceria antiga e motor 1.6, baixou R$ 2.100 e parte de R$ 104.390. Da nova geração, o maior desconto foi para a Ultimate 2.0: por – R$ 3 mil, passa a custar R$ 160.690.
A Renault promoveu reduções de R$ 800 a R$ 3.100, conforme o modelo. Do carro mais acessível do Brasil, o Kwid 1.0 Zen agora custa R$ 59.090 (-R$ 800). A maior diferença, de R$ 3.100, foi aplicada ao Captur Iconic 1.3 turbo CVT, que caiu de R$ 155.290 para R$ 152.190.
As duas versões do sedã Logan 1.0 baixaram R$ 1.100: a Life foi de R$ 83.690 para R$ 82.590 e a Zen que era R$ 86.690 passa a custar R$ 85.590. O Duster 1.6 manual, mais em conta, custa R$ 97.990 e a versão topo Iconic 1.3 turbo CVT agora custa R$ 133.990.
Apenas a versão Outsider, a mais cara do Kwid, aumentou o preço: foi de R$ 66.790 para R$ 67.690.
Volks aumenta preços de SUVs
Por falar em aumento, a Volkswagen subiu os preços de seus SUVs. O reajuste mais alto foi de R$ 930 ao Nivus Highline que agora custa R$ 134.920. Por R$ 700 a mais, o T-Cross Sense, de entrada, parte de R$ 109.590 enquanto o Taos Comfortline foi para R$ 175.700, alta de R$ 210.
Os preços divulgados nesta reportagem valem para a maioria dos estados e podem sofrer variações para cima em São Paulo e Paraíba, onde há cobrança maior de ICMS.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: lucia@viadigital.com.br