A educação ambiental é um tópico importante na formação escolar e cidadão dos estudantes. Os projetos com estes temas abordam a relação das pessoas com o meio ambiente, conscientizando sobre os impactos que as práticas e posturas das pessoas podem acarretar e da importância do estabelecimento de hábitos ecologicamente adequados e sustentáveis.
Um dos temas da educação ambiental são as hortas urbanas em espaços escolares. O cultivo agrícola de hortaliças, vegetais e frutas possibilita estreitar a relação de moradores do perímetro urbano com a natureza e contribui para o aprendizado sobre alimentação e nutrição.
Atualmente ações relacionadas ao consumo variado de alimentos, e da importância de uma alimentação saudável e sem agrotóxicos, é um aprendizado “de experiência” para os alunos, assim como as atividades práticas de contato com a terra, (plantar, regar e colher) propiciando um estreitamento dos vínculos entre eles e os alimentos orgânicos, tão necessários nos dias atuais, em que os agrotóxicos e os transgênicos adquiriram tanto espaço.
No que concerne à educação ambiental na primeira infância, destaca-se que o papel do estímulo e desenvolvimento dos sentidos, uma vez que os espaços de horta, mesmo que quando em mínimas áreas, proporcionam recursos para exploração de todos eles: tato, olfato, paladar, visão e audição.
Vale destacar também que as atividades práticas em hortas, em termos da educação ambiental, pode ser considerada uma ferramenta pedagógica, pois proporcionam o desenvolvimento de posturas como: autonomia, cooperação, resiliência, concentração, paciência e responsabilidade.
Desse modo, mais do que habilidades e competências de plantar, cuidar e combater pragas, as atividades na horta precisam estar fundamentadas nos valores da sustentabilidade. Segundo a Coordenadora Daniele Stivali, os alunos envolvidos no projeto participam do processo e aprendem além da parte teórica, o manuseio, observação, e técnica de preparo do solo, acompanhando todas as etapas de crescimento, o que fortalece o entendimento e a interdisciplinaridade.
Para ela os alunos compartilham e divulgam essa experiência prática com as famílias, incentivando-as a consumirem produtos orgânicos, além de observar mudanças de atitudes deles próprios, principalmente o entendimento as atividades do campo, a importância de plantios saudáveis para melhor qualidade de vida.
Portanto projetos como esse, levam a conscientização dos alunos em relação há hábitos alimentares mais saudáveis, e levam para a vida ensinamentos ecológicos, amplificando a necessidade de uma mudança de postura que é preciso implantar na sociedade com relação à natureza.
Por Eder Varussa / Eder Varussa