O grande responsável pela fundação do Clube dos 21 Irmãos Amigos em Rio Claro foi Terencio Barbério. Por sua atividade profissional, Terencio viajava bastante pela região e, naquela época, o município de Campinas já tinha seu Clube, quando Terencio conheceu vários Irmãos Amigos de Campinas que o induziram a fundar um Clube em Rio Claro.
Terencio iniciou um amplo trabalho de arregimentação de possíveis sócios, contatando representantes das mais diversas camadas sociais. Várias reuniões preliminares foram efetuadas, quase todas na Sociedade Filarmônica de Rio Claro. Consolidada a estrutura social do Clube, marcou-se o jantar de fundação, no dia 24 de junho de 1966, com a presença de membros de vários outros clubes já existentes.
O que foi fundamental para a consolidação do Clube de Rio Claro foi a participação desde a sua fundação dos representantes do magistério, o que continuou ao longo dos anos. Delegados de ensino, Supervisores Escolares, Diretores de Escola, Professores se tornaram membros do Clube, com efetiva participação nas suas atividades. “É justo ressaltar o trabalho desenvolvido ao longo dos anos por alguns Irmãos Amigos, começando pela figura exponencial do IA Antonio Maria Marrotte, IA Benedito José Zaine, carinhosamente chamado por “Dito Zaine” o qual também muito honrosamente leva o nome da Praça dos 21 irmãos amigos, IA Dr. José Eduardo Leite e IA Deputado José Felício Castellano, tem seus nomes gravados de maneira permanente na história do Clube”, destacou Pedro Luiz Zonta que atua como presidente há quatro mandatos.
O Clube dos 21 Irmãos Amigos é uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza cívica cultural desvinculada de qualquer sectarismo político ou religioso. “O Clube dos 21 Irmãos Amigos de Rio Claro é motivo de orgulho para todos nós que dele participamos. Há cinquenta e cinco anos distribuímos a nossa fé e o nosso amor pela Pátria que é nosso berço, praticando continuamente a “Filantropia do Civismo”. Temos como objetivo fomentar o Patriotismo, o Civismo, a Cultura, e a Cidadania. Baseamos nos princípios da moralidade, do respeito aos valores humanos, da consolidação da família, da fraternidade e da amizade”, explica o presidente.
Durante as reuniões, os amigos buscam resgatar o passado histórico do país, pois analisam que é somente conhecendo o passado que se pode fazer o presente e projetar o futuro. Esse resgate visa favorecer a formação do cidadão para que este assuma formas de participação social, política e de atitudes críticas diante da realidade que o cerca, aprendendo a discernir limites e possibilidades.
O Clube completou 55 anos de filantropia do Civismo no último dia 24 de junho e conta com 38 associados que dedicam tempo e conhecimentos a serviço do civismo e são chamados de irmãos amigos. As reuniões são realizadas no Buffet Pinhat toda terceira quinta-feira de cada mês, às 20 horas, e é aberta a qualquer pessoa que queira participar.
Com a pandemia as reuniões presenciais também foram comprometidas. “Tendo em vista as exigências e recomendações das autoridades sanitárias, como medida de segurança para os nossos Irmãos Amigos, Irmãs Amigas, Cunhadas, amigos e amigas, para evitar o risco de contágio pela COVID-19, tivemos que cancelar nossas reuniões mensais e ao mesmo tempo nossas atividades cívicas. Foram organizadas algumas reuniões virtuais para atualizações administrativas. A responsabilidade individual de cada um de nós, o bom senso e a capacidade de adaptação a essa situação que, sem dúvida, irá passar e venceremos com esforço cívico e o trabalho coletivo, que nada mais é do que a soma das contribuições de cada um nós. Agora, mais do que nunca, temos que enfrentar essa prova com realismo e, acima de tudo, com determinação. Vamos ganhar da COVID com a ajuda de todos, logo estaremos em nossas reuniões presenciais fazendo novamente a filantropia do Civismo”, comenta.
ATIVIDADES
Além das palestras, prestam homenagens em reconhecimento a pessoas e entidades que engrandecem e dignificam o nome da cidade, por meio de seu esforço, competência, empenho trabalho e dedicação, em áreas e atividades diversificadas.
Participam também de atividades cívicas externas em conjunto com a prefeitura municipal, guarda municipal, Tiro de Guerra, Policia Militar e Grupo escoteiro, como o 9 de Julho no cemitério Municipal, Dia da Bandeira Nacional na praça dos 21 irmãos Amigos e o 7 de Setembro no paço Municipal, contribuindo com a oratória.
“Podemos dizer que o Clube dos 21 irmãos Amigos é uma escola de civismo onde se cultuam os valores morais e espirituais que constituem o cerne da nacionalidade. Ao praticarmos o civismo, demonstramos a nossa preocupação com os valores éticos, morais e patrióticos. O civismo não se limita apenas a desfiles oficiais, mas persiste numa conduta social de verdadeiros cidadãos atuantes na defesa dos valores da moralidade pública da tradição humanista e dos deveres coletivos fundamentais, respeitando e defendendo as instituições. É o sentimento de orgulho, amor, e devoção à pátria, aos seus símbolos. Por isso acredito que o civismo, valores éticos e morais devem ser ensinados nas escolas para que, desde pequenos, os cidadãos sejam estimulados a amarem a terra onde nasceram, incutindo o sentimento de respeito ao próximo, a consciência dos direitos e deveres, noções de justiça, ética e responsabilidade. Somente assim estaremos impulsionando os brasileiros a amarem verdadeiramente a nossa Pátria”, salienta o presidente.
FUNDAÇÃO DO CLUBE PIONEIRO
O Clube dos 21 Irmãos Amigos de São Paulo nasceu da iniciativa de um grupo de sete amigos, em 24 de Maio de 1949, na residência do industrial Rogério Pinto Coelho (Presidente da Amorim e Coelho Cia.Ltda.), durante um dos almoços que costumava promover em sua residência para os amigos. Sob a inspiração dos 21 Irmãos Amigos de São Paulo, outros Clubes foram fundados, como: 1958 – Clube de Santos (SP); 1961 – Campinas (SP); 1963 – Pinhal (SP); 1965 – Ribeirão Preto (SP), Taubaté (SP) e Londrina (PR); 1966 – Curitiba (PR) e Rio Claro (SP); 1970 – Clube de Cubatão (SP); 1971 – São Vicente (SP); 1973 – Embu (SP) e Praia Grande (SP); 1978 – Ponta Grossa (PR). Em 1964 foi fundada a Federação dos Clubes dos 21 Irmãos Amigos. O Clube dos 21 Irmãos Amigos de São Paulo, Clube Pioneiro, seguiu sua trajetória história tendo em seu quadro de associados, pessoas de grande representação e destaque em suas áreas de atuação.
Significado do Brasão
O Clube é representado pelo Brasão “O Burro”, as Estrelas – Representam os Estados do Brasil que em 1949 tinha 21 Estados. As Cores Verde e Amarelo – Representam as Cores da Bandeira do Brasil e 21 – Representa total de Estados do Brasil em 1949, ano de fundação do Clube. O Burro – Representa o trabalho.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação