Hoje, às 16 horas, na Vila Belmiro, acontece o famoso Clássico da Saudade, entre Santos x Palmeiras, valendo pela 8ª.rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
Toda vez que se fala em Santos e Palmeiras, frente a frente, os mais saudosistas relembram os embates memoráveis entre os times de Pelé e Ademir da Guia, os mais emblemáticos camisas 10 de ambos os times.
Foram jogos incríveis, em noites de gala no já saudoso Pacaembu, em São Paulo, e mesmo na Vila Belmiro, em Santos, a exemplo daquele de 1965, quando Santos e Palmeiras fizeram um jogo inesquecível considerado até hoje uma aula de futebol e talvez o maior jogo da história do futebol brasileiro que terminou em 6×5 para o Santos, com direito a viradas de placar e gols incríveis, de parte a parte.
Na atualidade os times vivem situações bem diferentes. O Palmeiras iniciou em 2015, uma grande arrancada que o levou a conquistas de títulos importantes, como o bicampeonato da Copa Libertadores da América, nos anos de 2020 e 2021.
Coincidentemente, ou não, foi a partir de 2015, que o Santos FC, ao perder a Copa do Brasil para o próprio Palmeiras, iniciou um período de seríssimas dificuldades que tem impossibilitado o clube, de montar bons times, tendo de recorrer às revelações das categorias de base para se manter e obter receitas com as vendas de futuros craques.
No Brasileirão, que chega à sua 8ª. rodada, o Palmeiras começou mal a competição, mas vem se recuperando e conquistando vitórias nos últimos jogos. A equipe saiu de uma incômoda 13ª. colocação na tabela de classificação é já é o segundo colocado, com 12 pontos ganhos, 2 a menos que o líder Corinthians.
O Santos por sua vez, até começou bem o Brasileirão, e chegou a ocupar a liderança da disputa, mas, com o passar das rodadas, a equipe foi demonstrando suas limitações e agora é apenas a 6ª. colocada, o que não deixa de ser uma boa colocação, considerando as possibilidades do time.
O técnico santista Fabián Bustos, tem encontrado soluções interessantes para que a equipe mantenha um rendimento razoável. Na Copa Sulamericana, o Peixe obteve classificação para as oitavas de final, terminando em primeiro lugar no seu grupo.
Para o jogo de hoje, a expectativa fica quanto às escalações dos times. O técnico Fabian Bustos deve colocar em campo força máxima para o clássico. A única dúvida é o atacante Ângelo, que ainda se recupera de contusão na coxa direita, sofrida há quase 1 mês. A provável escalação do Santos tem: João Paulo; Madson, Maicon, Emiliano Velázquez e Lucas Pires; Vinicius, R. Fernandez, B. Angulo, J. Julio e Leo Baptistão (Ângelo); Marcos Leonardo. Jogando na Vila Belmiro, neste Brasileirão o Santos está invicto. A equipe disputou 4 jogos, venceu 3 e empatou 1.
Pelos lados do Verdão, o técnico Abel Ferreira terá alguns desfalques para o clássico desta tarde na Vila Belmiro. O volante Danilo, o meia Atuesta, o zagueiro Kuscevic e o goleiro Weverton, foram convocados por suas respectivas seleções. O zagueiro Gustavo Gomez, também foi chamado, para defender a seleção paraguaia, mas ainda poderá atuar no jogo de hoje. O atacante Veron, o zagueiro Luan e o lateral Piquerez, machucados, estão fora. E o meia Rafael Veiga, grande destaque do Palmeiras, na temporada, diagnosticado com Covid-19, ainda cumpre período de isolamento.
A provável escalação do Palmeiras tem: Marcelo Lomba; Mayke (Marcos Rocha), Gómez, Murilo e Jorge (Piquerez); Gabriel Menino, Zé Rafael, Raphael Veiga (Gustavo Scarpa); Wesley, Dudu e Rony (Rafael Navarro).
A arbitragem do jogo, estará a cargo de Luiz Flávio de Oliveira, que terá como assistentes: Marcelo de Carvalho Van Gasse e Daniel Luís. O quarto árbitro será Lucas Canetto Belotte e no VAR estará atuando Wagner Reway.
A TV Globo transmite ao vivo o clássico Santos x Palmeiras, a partir das 16 horas, deste domingo.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Cesar Grecco