Quem passou pelo Jardim Público nesse sábado (28) recebeu conhecimento e conscientização ambiental. Atividades foram oferecidas na Semana da Primavera, realizada pela prefeitura, Câmara Municipal e Fundação Mokiti Okada, além da participação de secretarias e entidades de Rio Claro. Uma estrutura foi montada com stands com equipes que levaram oficinas, palestras, orientações e distribuição de verduras orgânicas. “Eu vim ao Centro resolver umas coisas e vi a atividade. Acabei de receber as verduras. Achei muito interessante para incentivar a população, em casa eu guardo os lacres de latinhas”, disse a empresária Roselen Pedersen.
O público pode participar também das oficinas de Ikebanas. Com a confecção, mais de dois mil arranjos foram distribuídos. A duração de um mini ikebana varia de acordo com a flor e o ambiente. Informações sobre plantas não convencionais também fizeram parte do circuito. “São plantas que os nossos avós já utilizavam e agora estamos falando muito mais.
Incentivar a alimentação delas e trazer algo que é nosso, é do Brasil, tá no dia a dia e não estamos acostumados a ver na rua e comer. A gente traz sempre plantas exóticas como alface e ervas aromáticas que são de fora do Brasil. O cultivo é muito simples e são plantas que encontramos até na rua e com diversos benefícios. O objetivo é levar conhecimento, os benefícios e introduzir na alimentação,”, comentou a bióloga do Senac Mayra Moraes.