A Diretoria Regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em Rio Claro celebra hoje 75 anos de fundação, marcada por uma história de representatividade e apoio à indústria local. A criação das Delegacias Regionais do Ciesp, no segundo semestre de 1949, atendeu a uma antiga reivindicação dos industriais do interior paulista, que buscavam maior integração e fortalecimento da representação patronal no estado. A iniciativa também visava aumentar o quadro social da entidade.
O processo de criação das Delegacias Regionais foi impulsionado por reuniões regionais realizadas pela diretoria do Ciesp com industriais do interior. Essas reuniões culminaram em uma conferência em Araxá (MG), onde foram criadas as primeiras delegacias, incluindo a de Rio Claro. A partir dessas iniciativas, o Ciesp estabeleceu uma ligação mais próxima com a indústria do interior, que até então estava afastada da entidade não por falta de interesse, mas por desconhecimento.
Para supervisionar as novas delegacias, foi criado o Departamento do Interior, que iniciou suas atividades em 1º de setembro de 1949. Em Rio Claro, a primeira delegacia foi formada por um grupo de industriais locais liderados por Humberto Cartolano, com o apoio de conselheiros como Joaquim Monteiro, Nomentala Jorge e Heitor Ribeiro de Almeida. Em 1952, após um período de poucas atividades, a delegacia foi reinstalada durante as comemorações do 125º aniversário da cidade, sob a liderança de Manuel José Ferreira.
Ao longo dos anos, a delegacia de Rio Claro passou por várias reestruturações, sempre buscando atender às demandas da indústria local. Em 1952, foram desmembrados municípios das delegacias de Americana e São Carlos para compor a Zona Territorial da Delegacia de Rio Claro, que atualmente abrange sete municípios: Rio Claro, Araras, Corumbataí, Leme, Ipeúna, Itirapina e Santa Gertrudes.
Hoje, a Diretoria Regional do Ciesp em Rio Claro conta com 154 empresas associadas, e sua história é marcada pela atuação de líderes industriais que deixaram um legado significativo para a indústria da região. Ao longo dos 75 anos de existência, a delegacia passou por diversas gestões, sempre com o objetivo de fortalecer a indústria local e promover o desenvolvimento econômico regional.
Foto: Reprodução/Facebook/Ciesp