Em reunião realizada na diretoria do Ciesp em Rio Claro na última segunda-feira, dia 21, foram esclarecidas as medidas emergências decretadas pela prefeitura municipal e suas consequências para o setor produtivo.
A reunião contou com a presença de diretores, conselheiros e associados do Ciesp: Osmar da Silva Jr. – diretor municipal de projetos, representantes do Daae (Departamento Autónomo de Água e Esgoto) e Alexandre Vilela – coordenador regional de Meio Ambiente – DDS Fiesp/Ciesp.
Foram detalhados os principais problemas enfrentados com a escassez hídrica e a decretação do rodízio que determina a suspensão do abastecimento na região afetada pela ETA 1 (Estação de Tratamento de Água), das 6h às 18h. Esse rodízio atinge 40% da área urbana.
Várias sugestões foram apresentadas pelos presentes, entre elas a transposição entre as ETAs, comunicação mais efetiva e assertiva por parte do poder público, atendimento com “caminhão-pipa” para possíveis indústrias afetadas e realização de uma campanha para o uso consciente da água.
Todas as sugestões foram recepcionadas pelos representantes da prefeitura e Daae. O Ciesp, por sua vez, irá divulgar as medidas e ações necessárias e iniciará uma campanha interna com a distribuição de redutores de água para os funcionários das empresas associadas instalarem em suas residências, além de fazer a divulgação do “Manual Fiesp/Ciesp – Gerenciando a Resiliência Hídrica na Indústria”.
Foto: Divulgação/Ciesp