O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) inicia nesta sexta (10), em Rio Claro, um roadshow, evento itinerante, que irá promover a Jornada da Transformação Digital, programa inédito voltada para micro, pequenas e médias indústrias de todo o estado. O programa pode aumentar em até 50% a produtividade das empresas.
O programa, idealizado em conjunto com a Fiesp e encabeçado pelo Senai e o Sebrae, oferece uma bateria de consultorias e treinamentos de graça para que as empresas possam se modernizar e se tornarem mais competitivas no mercado.
Rio Claro é a 1ª das 42 regionais do Ciesp a receber a Jornada. Uma carreta customizada da Jornada estará na cidade, onde os empresários da região poderão tirar dúvidas e se inscrever para participar do programa. O roadshow percorrerá várias regionais do Ciesp nos próximos meses para lançar a Jornada para empresas de todo o estado. A meta é alcançar 40 mil nos próximos 4 anos.
Segundo Rafael Cervone, presidente do Ciesp, que irá apresentar o programa em Rio Claro, a Jornada vai apoiar empresas com faturamento de até R$ 8 milhões por ano. Ele lembra que das 53 mil indústrias paulistas, cerca de 92% são micro e de pequeno porte e que a maioria não teria condições técnicas, nem financeiras, para fazer sozinha este tipo de transformação, o que ficou ainda mais evidente após o impacto da pandemia de Covid-19 e com o cenário econômico hostil que o país e o mundo vivem.
“Todos os empresários e gestores da indústria paulista serão muito bem-vindos à Jornada de Transformação Digital, não importa o tamanho da empresa”, disse Cervone. Para participar do programa não é necessário ser associado ao Ciesp.
Experiências
Durante o lançamento, nesta sexta, representantes da empresa TopDrill, que fez parte do projeto-piloto da jornada, contarão um pouco sobre a experiência de transformação a partir do projeto e sobre os impactos em sua produtividade, que teve aumento de 49,84%.
Além disso, empresários e gestores também poderão visitar a Escola Móvel de Indústria 4.0 do SENAI-SP, que estará no local do evento. Nela será possível vivenciar um pouco da experiência com as chamadas tecnologias habilitadoras como realidade virtual, Internet das Coisas, Big Data, Computação em Nuvem, Segurança Cibernética e Robótica Avançada.
Também haverá no local a Escola Móvel de Conectividade 5G, apresentando as famílias de tecnologias relacionadas à comunicação digital no ambiente industrial, como Wi-Fi 6, teste de latência, capacidade de transmissão e aplicações em educação imersiva, incluindo o Metaverso.
Para saber mais sobre a Jornada de Transformação Digital: jornadadigital.sp.senai.br.
Foto: Divulgação