Com mais de 60 indústrias associadas em Rio Claro, a diretoria regional do Ciesp completa neste domingo (1º) 70 anos de existência, mesmo dia do aniversário do Diário do Rio Claro.
As duas histórias estão interligadas, pois o Centenário já existia há 63 anos quando da criação da entidade e sempre estampou em suas páginas ações do grupo empresarial.
Atualmente, a diretoria regional do Ciesp compreende os municípios de Rio Claro, Araras, Leme, Corumbataí, Ipeúna, Santa Gertrudes e Itirapina.
Conforme o diretor Anselmo Quinelato, a entidade atua nas áreas de comércio exterior, economia, infraestrutura, integração regional, jovens empreendedores, jurídico, desenvolvimento sustentável, produtos e serviços, responsabilidade social e tecnologia e inovação.
“Promove eventos que incentivam a geração de negócios (rodadas e encontros de negócios) e iniciativas que resultem na melhoria de gestão, como a capacitação por meio de palestras e cursos de gestão empresarial”, esclarece o diretor
CONQUISTAS
Entre as conquistas destacadas estão a escola de cerâmica e laboratório de implantes médicos do Senai de Rio Claro; o terreno para construção do SESI, em conjunto com José Felício Castellano; participação na elaboração dos dois últimos planos diretores do município; criação da incubadora de empresas em Rio Claro; e, mais recentemente, a parceria para a criação de um terminal de containers em Rio Claro, com possibilidade de movimentação de dois mil containers por mês, incentivando e facilitando as exportações de toda a região, além da viabilização da vila industrial no aterro de Rio Claro.
“Os associados ao Ciesp têm à disposição um conjunto de serviços, bem como assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, meio ambiente, crédito, e apoio em pesquisas, feiras, simpósios, rodadas de negócios, cursos, convênios e demais eventos promovidos pela Entidade”, esclarece.
HISTÓRICO
De acordo com os registros da entidade, é considerado o dia 1º de setembro como a criação da unidade em Rio Claro.
“A delegacia de Rio Claro, como era denominada, teve como primeiro Delegado Humberto Cartolano e os seguintes conselheiros: Joaquim Monteiro, Nomentala Jorge, Arvidio Berzin, Frico Meyer, Francisco Leal Lucas, Heitor Ribeiro de Almeida (de Santa Gertrudes), Jorge Assunção (de Araras) e Petit Arrais (de Leme), decorridos três anos e aproveitando convite do Prefeito de Rio Claro, Fausto Santomauro, e do presidente da Câmara, José Martins da Silva, Mario Di Pierro, diretor do Departamento do Interior, devidamente autorizado pela Diretoria do CIESP, compareceu em nossa cidade no dia 24 de junho de 1952 para reinstalar uma Delegacia em Rio Claro.
Na oportunidade, o Diretor encontrava-se acompanhado pelo Chefe do Departamento do Interior, Clovis de Oliveira, e pelo assistente Cleide Moreira Ortiz Ramos, solenidade que fez parte das festividades de encerramento das comemorações do 125º aniversário de Rio Claro”, relata.
Em seguida, os membros da Ciesp foram recebidos na estação ferroviária com banda de música, por autoridades locais e regionais, presidentes das entidades de classe e representantes da indústria. “Em comitiva, todos se dirigiram à sede da Associação Comercial, presidida por Arvídio Berzin, onde se realizou uma reunião. Nessa ocasião, foram debatidos vários assuntos do interesse da indústria, inclusive o apelo feito pelos industriais para que fosse mantida a Delegacia local do Ciesp, criada em 1949 por Antonio Devisate”, conta.
Com isso, em 16 de junho de 1952, foram homologados os nomes dos industriais para integrar a delegacia local.
A diretoria atual é formada por: