O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) completou 97 anos nessa sexta-feira (28). Considerada uma das entidades com maior representatividade dentro do setor industrial, o centro tem hoje 42 diretorias municipais, distritais e regionais atuando em todo o estado de São Paulo e possui um quadro de cerca de oito mil empresas paulistas associadas.
Fundada em 1928, a entidade é considerada uma referência em representatividade e na defesa da indústria por meio da geração de negócios, da promoção de inovação e sustentabilidade, do seu Departamento Jurídico atuante e dos cursos, dentre outros diferenciais. O presidente do Ciesp, Rafael Cervone, lembrou que tanto associados quanto dirigentes e pessoas que integram a equipe têm orgulho da história longeva e desbravadora da entidade. O Ciesp foi fundado por um grupo de empresários, tendo como seu primeiro presidente o industrial Francesco Matarazzo. Também compuseram a primeira diretoria Horário Lafer, Jorge Street, Roberto Simonsen, Antônio Devisate, José Ermírio de Moraes, Carlos Von Bullore, Alfredo Weiszflog e Plácido Meirelles. Na época, os empresários sentiram a necessidade de uma organização que pudesse falar em nome do setor, defender seus direitos e promover o desenvolvimento.
Segundo Cervone, os valores foram preservados através das gerações e a entidade se reinventou conforme as necessidades do setor industrial. “Hoje, em pleno 2025, somos um ecossistema de inovação e suporte para a indústria, conectando empresas e estimulando a modernização do setor industrial”, afirmou Cervone.
Foto: Divulgação/Ciesp