Acordar logo na primeira hora da manhã, vestir a camisa Rubro Negra, chamar o pai, filhos ou simplesmente um amigo e caminhar rumo a Rua 5-B para prestigiar a mais uma partida do time do coração. Essa foi a tradição mantida por décadas por muitos torcedores do Cidade Nova Futebol Clube que nesta quarta-feira (12), completa 90 anos de fundação.
Ostentando o rótulo de maior campeão do Campeonato Municipal de Futebol Amador, o Amadorzão, com 10 títulos conquistados, o Rubro Negro conta com história construída por pessoas que dentro e fora de campo não pouparam esforços para torná-lo um dos clubes de maior tradição em Rio Claro.
A trajetória do atual presidente Vanderlei Costa retrata a história de amor que muitos têm pelo clube. Após brilhar dentro das quatro linhas no futebol profissional, com passagens por vários clubes, entre eles o Velo Clube, Pirulito como é conhecido defendeu as cores do Cidade Nova FC dentro de campo contribuindo para aumentar a galeria de troféus. “É um amor incondicional”, afirma o ex-atleta. “Quando entrou no Distrital do Cidade Nova sinto que estou na minha segunda casa. É o meu lugar, minha morada”, acrescenta o presidente.
Os anos se passaram, rapidamente, e as conquistas do Cidade Nova FC não se limitaram ao Amadorzão. O Rubro Negro, recentemente, foi campeão do Máster 5.0, e aos sábados abre suas portas para que a comunidade possa fazer parte dessa história. “Temos o pessoal do Puma FC junto com a gente atualmente, também temos o bate bola entre amigos no meio da semana. As pessoas gostam de estar no nosso distrital onde construímos um ambiente familiar dentro da atmosfera esportiva”, comenta Pirulito.
Nas arquibancadas do Cidade Nova FC, assinala o presidente, todo torcedor realiza o sonho de “ser técnico” com palpites sobre escalações e substituições dos times e que buscam a vitória dentro de campo. Os campeonatos profissionais, seja o Brasileirão ou as competições que envolvem as equipes locais – Velo Clube e Rio Claro – polarizam os debates. “Sempre num clima de descontração. As pessoas vão ao Cidade Nova FC para descansar a cabeça, tomar uma bebida, saborear um salgado, tirar o peso da semana”, detalha Pirulito ao destacar que no momento as atividades estão suspensas por conta da Covid-19.
Secretário municipal de Esportes e Turismo (Setur) Ronald Penteado parabeniza o Cidade Nova FC pelo seus 90 anos: “Tantas pessoas contribuíram com clube nestas nove décadas de existência que fica difícil citar alguns nomes sem cometer injustiças. De forma geral, parabenizo a todos que de uma forma ou de outra, jogando, torcendo ou atuando na administração fizeram com que o Rubro Negra tivesse essa história marcada por vitórias”, finalizou.
Fotos: Divulgação