Ciclistas de vários grupos de Rio Claro reivindicam o acesso à Floresta Edmundo Navarro de Andrade em Rio Claro durante os passeios ciclísticos noturnos. Eles questionam que na capital os parques estão em funcionamento, mas em Rio Claro ainda seguem impedidos de fazerem o trajeto que, segundo eles, é utilizado apenas como passagem. “Estamos pedindo a utilização do estradão dentro da Floresta apenas como passagem, a gente passa pela portaria, deixa o nome de todos os ciclistas, nome do grupo e segue o trajeto, não vamos ficar na Floresta”, disse um dos ciclistas.
Como ainda não é possível utilizar a estrada da Floresta, eles acabam tendo que utilizar a Rodovia de Santa Gertrudes. “Infelizmente, temos que fazer outro caminho e é muito perigoso, muito risco. Mas é a única maneira de praticarmos nosso esporte, tomamos nossos cuidados, mas não liberam o horto para gente, nem nos locais que são de livre acesso, como estradas intermunicipais”, relatou outro ciclista.
FLORESTA
Ao ser procurado pelos ciclistas, o Diário do Rio Claro buscou uma resposta junto à gestão da Floresta, que ressaltou que o espaço ainda segue com limite de horário para os frequentadores. “A reabertura está avançando, por hora, de terça a sexta-feira das 7 às 16 horas. Pouco mais pra frente seremos liberados até as 18. E depois poderemos avaliar esta demanda”, observou o Gestor da Feena Rodrigo Campanha. “No horário de funcionamento é permitido agendar e andar de bike. Vale lembrar que seguimos as orientações do comitê estadual do coronavírus”, disse.
VISITAS
As visitas são gratuitas e devem ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas pelo site de agendamento e venda online da Fundação Florestal (https://ingressosonline.fflorestal.sp.gov.br/).
Fotos: Divulgação