O SESI Rio Claro realiza nesta sexta-feira (10) a reabertura do teatro que passou por uma recente reforma estrutural. O evento acontece às 19 horas com uma ação dos núcleos de artes cênicas, dança e música da unidade. Após a ação, o público poderá celebrar a arte com o espetáculo Latente apresentado pela Cia. Latente, às 20 horas. No sábado (11), o grupo realizará a segunda apresentação também às 20 horas. Os ingressos são gratuitos e a classificação é 12 anos.
A peça retrata a história de uma trupe de artistas segue em suas andanças, buscando um lugar no mundo, em meio à luta pela sobrevivência e à procura de um espaço para expressar sua arte. Ao chegar a um teatro, atores e personagens se misturam e se perguntam sobre o lugar que ocupam, sobre qual dos caminhos seguir e descobrem suas relações com a migração e o lugar do migrante, ou o próprio lugar. Na poética real e imaginária do cotidiano, atores e público não podem voltar nem ficar no mesmo lugar, e inevitavelmente se encontrarão com o mundo lá fora, levando consigo ainda a busca que agora não é mais latente.
O público pode reservar os ingressos com antecedência de forma gratuita pelo site do Meu Sesi – meusesi.sesisp.org.br. Para mais informações contatar a equipe pelo telefone: (19) 3522-5663 ou WhatsApp: (19) 9.9731- 4679.
Sobre a peça
Apresentado pela primeira vez em 2019 com mais de 20 integrantes no elenco, em 2023 a peça retorna com uma nova adaptação, agora com sete atores se dividindo em cena, em uma mescla épico-dramática que emerge das problemáticas migratórias no Brasil e no mundo.
A partir da espontaneidade própria de uma trupe, as personagens Diana (Bey Principe), Isabela (Rosi Viana), Dil (Alice Leopoldo), Andreola (Artur Nava), Giuseppe (Bruno Alves), Teteia (Marcia Panda) e Alone (Luke Oliveira) aos poucos vão revelando a latente dificuldade nas travessias e deslocamentos vividos por migrantes, retirantes e refugiados.
O desejo de arriscar na comédia e ainda assim aguçar poeticamente o olhar “ao outro” reverbera no espetáculo, em que as diversas histórias de pessoas migrantes são trazidas de diferentes formas, provocando o público a olhar para si mesmo e o lugar que ocupa no mundo. Durante 70 minutos, a peça traz uma visão imersiva e metateatral, levando o espectador a ser atravessado concreta e subjetivamente pelas questões migratórias, a realidade nos centros urbanos e a arte.
Na sua caminhada, Latente já se apresentou em São Paulo, Birigui, Osasco, Franca, São José do Rio Preto e agora parte para mais uma de suas temporadas pelo interior do estado, na cidade de Rio Claro através do projeto Viagem Teatral.
Latente é fruto de um trabalho colaborativo. Em 2019 o processo de construção do espetáculo foi orientado e dirigido por Carla Marco, com assistência de João Martins. O Núcleo de Artes Cênicas do Sesi Vila Leopoldina, programa que deu origem ao espetáculo e à companhia, foi fundamental para o percurso do grupo.
Devido à pandemia, foram mais de três anos de preparação para a remontagem, e em 2022, através do edital de ocupação do Centro Cultural Tendal da Lapa, a Cia finalizou o processo de ensaios e de adaptação da nova versão da peça, contando também com o apoio do Sesi no programa VOA, Vocação e Orientação em Artes. Em 2023, a Cia. Latente apresenta um novo espetáculo, sem perder de vista a essência enérgica e potente presente na montagem original. Link para o teaser da peça: https://youtu.be/G2efm67OF-I
Foto: Divulgação