A chuva que caiu na segunda-feira (16) em Rio Claro não veio com a intensidade esperada depois de longas semanas de estiagem. No entanto, o chuvisqueiro serviu para diminuir a temperatura e amenizar o calor, além de melhorar o índice de umidade relativa do ar. Depois de dias de calor de verão nesse final de inverno, os rio-clarenses tiveram uma segunda e terça-feira com clima mais ameno.
Medição feita pela estação meteorológica do Ceapla/Ubesp/Prefeitura aponta precipitação de 1,6 milímetro na segunda-feira (16). Foi apenas um chuvisqueiro, mas os efeitos foram sentidos pela população e captados pelos termômetros. A temperatura máxima foi de 20.9°C e a mínima de 17.1°C, segundo informou o técnico do Ceapla, Carlo Burigo.
A terça-feira foi ensolarada e sem chuva, mas com clima ainda ameno, com máxima de 28,3°C e mínima de 14,1°C. O índice de umidade relativa do ar variou entre 93% (9 horas) e 45% (15 horas). Para esta quarta-feira (18) a máxima prevista é de 31°C e 13°C, com a umidade mínima chegando a 30%. Não há previsão de chuva para a cidade, segundo apontamentos do IPMet/Unesp, Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Defesa Civil e Climatempo.
No entanto, a ligeira melhora na qualidade do ar não deve ser usada como desculpa para baixar a guarda contra as queimadas. O Brasil vivencia um panorama grave de queimadas e incêndios florestais em 2024, e o estado de São Paulo faz parte dessa estatística. Por isso, a situação ainda é de alerta.
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a chuva não afasta totalmente o risco e população deve continuar com atenção redobrada. “Embora a chuva trouxe um alívio para maioria das regiões do estado, a Defesa Civil recomenda que a população siga com atenção aos cuidados para evitarmos novas queimadas. Não se deve jogar bituca de cigarro às margens das rodovias, nem queimar lixo e tampouco limpar o terreno utilizando fogo. A soltura de balões além de proibida configura crime ambiental. Quem flagrar tais situações pode denunciar ligando para a Polícia Militar 190 ou Disque Denúncia 181”, orienta o órgão.
O clima mais ameno permanece pelo menos até esta quinta-feira (19), quando o tempo deve mudar novamente. O calor e o ar seco retornam e causam elevação da temperatura que pode chegar a 40°C em Rio Claro na próxima semana, segundo previsão da Defesa Civil paulista.
Por Ednéia Silva / Foto: Ednéia Silva/DRC