A pancada de chuva ocorrida na tarde dessa quarta-feira (6), em Rio Claro, registrou o acumulado de 15,9 mm, informou o agente da Defesa Civil Niuro Ribeiro, salientando que a previsão segue com possibilidade de pancadas isoladas para esta quinta-feira (7).
Rio Claro estava há 60 dias sem registrar chuva com volume considerável e necessitava receber uma boa quantidade, visto que o nível dos rios que abastecem a cidade estavam em situação precária. Até o dia 2 de outubro, de acordo com o monitoramento diário feito pelo Daae, o Ribeirão Claro, que abastece 40% da cidade e fornece água para a estação de tratamento do bairro Cidade Nova, estava com 25% do seu volume total. Já o rio Corumbataí, que abastece 60% da cidade, estava com 45% da sua capacidade total – a suas águas são captadas na estação de tratamento que fica na estrada para o distrito de Ajapi, ressaltou o Daae.
O acumulado da tarde de ontem (6) superou toda a chuva do mês de setembro que registrou apenas 7 milímetros. Há algum tempo as chuvas têm ficado bem abaixo do esperado. Durante todo o inverno, por exemplo a média era de 110 milímetros e choveu apenas 47 milímetros.
Mesmo com a previsão de chuva a população deve fazer o uso consciente da água, analisando que a quantidade de chuva não deve ser suficiente para subir o nível dos mananciais.
A média de chuva esperada para este ano em Rio Claro é de 1450 milímetros. Em 2020, de janeiro a setembro choveu o acumulado de 784 milímetros. No ano todo chegou a 1204.6, também abaixo do esperado.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação