Agosto chegou com a tão esperada chuva e quedas nas temperaturas. Rio Claro estava sem uma chuva considerável desde o dia 16 de maio, conforme informou a Defesa Civil. Tempo seco predominava há mais de 60 dias e finalmente voltou a chover na terça-feira (31).
A preocupação com a estiagem já era grande, rios com baixa vazão e cidades já pensando em racionamento de água. Alternativa que foi descartada em Rio Claro, como o Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro havia informado ao Diário. “Há uma diminuição do nível dos rios, mas dentro do previsto nesta época de estiagem que não compromete a captação e o abastecimento de água na cidade”.
Segundo a Defesa Civil durante a semana, até às 14h50 dessa sexta-feira (3) choveu o acumulado de 59.5 milímetros, considerada uma boa quantidade para o período que estava muito seco. Somente nessa sexta (3) a quantidade de chuva até a tarde estava em 43.2 milímetros, para o órgão o importante é que não foi intensa e concentrada, mas sim distribuída ao longo do dia.
Conforme as previsões climáticas e confirmadas pela base da Defesa Civil nos próximos dias o tempo chuvoso deve predominar, inclusive no fim de semana. Porém é importante destacar que pode variar, ou seja, chover e parar em vários períodos. No domingo a chuva pode amenizar.
Já as temperaturas devem permanecer em baixa com mínimas entre 16º e 14º.
GRANIZO
Segundo notícias do site Climatempo a previsão aponta risco de granizo nos próximos dias no estado de São Paulo. Com possibilidades também do fenômeno acontecer no Mato Grosso do Sul e até em áreas do centro-sul de Minas Gerais e do estado do Rio de Janeiro.
Conforme constou o Climatempo em algumas cidades do sul do estado a chuva de granizo já foi registrada devido as áreas de instabilidade com frente fria que provocaram chuva forte e raios em regiões do estado.
Em Rio Claro a Defesa Civil informou que a probabilidade de chuva com granizo é baixa.