O mês de janeiro está sendo realmente molhado em Rio Claro. São praticamente 17 dias de chuva, variando entre baixa, média e alta intensidade. O clima varia e quanto alguns bairros da cidade registram grande volume, em outros acontece apenas um chuvisqueiro ou até mesmo nem chove.
Na chuva de segunda-feira (16), por exemplo, foram registrados 10,4 milímetros (mm) de chuva na região do bairro Bela Vista. A medição foi feita pela estação meteorológica do Ceapla (Centro de Análise e Planejamento Ambiental) da Unesp/Prefeitura de Rio Claro. Enquanto isso, na estação meteorológica da Defesa Civil/Prefeitura, localizada no Bairro do Estádio, o volume de chuva captado chegou a 42,4 mm entre 18h30 e 22h30.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, Danilo de Almeida Kuroishi, o município registrou volume de chuva maior na região sul. O volume acumulado em janeiro chega a 363,4 mm, segundo dados da Defesa Civil cuja estação tem vários pontos de aferição espalhados pela cidade.
Por outro lado, o Ceapla registra acumulado de 181,6 mm em janeiro. Conforme o técnico do Ceapla, Carlo Burigo, esse volume representa 20 mm a mais que a quantidade de chuva aferida no mesmo período do ano passado. Além disso, o volume de precipitação acumulado até agora corresponde a 60,85% da média prevista para o mês que é de 292,1 mm.
Vale lembrar que grande parte do volume acumulado de chuva deste mês foi registrado no temporal do último dia 9, que causou estragos na cidade e interdição temporária do parque Lago Azul devido ao transbordamento do lago. Segundo o Ceapla, em apenas duas horas houve precipitação de 72,5 mm. Já estação meteorológica da Defesa Civil/Prefeitura registrou 80 mm na região do Lago Azul e 109 mm no Jardim Santa Maria.
E a previsão é mais chuvas nos próximos dias. Segundo Burigo, até quinta-feira (19) os dias devem ter sol entre nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva no final da tarde, e risco de descargas elétricas.
Tanto que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu ontem (17) alerta amarelo (perigo potencial) para chuvas intensas em Rio Claro. De acordo com o Inmet, o município pode registrar “entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h)”.
Cordeirópolis
Enquanto Rio Claro registrou chuva de média intensidade, em Cordeirópolis houve chuva forte que causou alguns transtornos para a população. Conforme o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), em apenas 30 minutos choveu 70mm com muitos raios e trovões.
Ainda conforme a autarquia, o temporal causou alagamentos e queda de energia que afetaram os reservatórios de água, rompeu adutora e queimou equipamentos dos sistemas de bombeamento da distribuição de água. Com isso, houve falhas no abastecimento de água em alguns bairros. Também para Cordeirópolis, o Inmet emitiu alerta amarelo para risco de chuvas intensas.
Por Ednéia Silva / Foto: DRC