Dia de chuva e a cena é a mesma em diversas regiões da cidade de Rio Claro, com ruas completamente alagadas. Pontos típicos do município como Avenida Rio Claro, trecho da Avenida 32 próximo ao Lago Azul, Avenida Tancredo Neves, Avenida Presidente Kennedy, Avenida Joaquim Ribeiro que fica na Vila Cristina, Avenida Felício Castellano, – prolongamento da 6A entre Vila Cristina e São Miguel, além de pontos da Avenida Saburo Akamine, conforme informou a Defesa Civil, todos registraram alagamento.
Ainda de acordo com o departamento choveu o total de 45,8 milímetros entre 12h30 e 16h30 dessa terça-feira (30). “Mas durante uma hora entre este período, teve um pico que atingiu 32 milímetros, momento que alagou também o trecho da Avenida 16 no Jardim São Paulo. Foi chuva de forte intensidade e curta duração acompanhada de raios e ventanias”, destacou o agente da Defesa Civil Niuro Ribeiro, observando ainda que uma tampa de bueiro e um poço de visita se soltaram com a força da chuva, mas que foram recolocados pelas equipes. O vento atingiu 35,4 km/h.
Niuro relatou também o susto que uma família enfrentou ao ficar ilhada na Avenida 16 com Rua 21, região do Jardim São Paulo. “Estavam no veículo, o casal e dois filhos pequenos. Por ser caminhão, o condutor acreditou que daria para passar, mas ficaram alagados. A família ficou em cima da cabine do caminhão e foi resgatada por equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Trabalhamos em conjunto. No local há sinalização da área de risco”, frisou Niuro sobre o resgate. As equipes conseguiram salvar as vítimas sem ferimentos. O órgão não teve registro de nenhum desalojado e nenhuma queda de árvore.
MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS
Em uma das entrevistas concedidas ao Diário do Rio Claro, o secretário de Obras, Ivan de Domenico, destacou que uma das preocupações da pasta é com o manejo de águas pluviais, tendo em vista, os frequentes episódios de áreas de alagamento no município. Ivan explicou que em gestões anteriores foram realizados estudos sobre o manejo e que, com base nesse estudo, as ações começarão a ser tomadas.
Na ocasião destacou que em um primeiro momento, está sendo pensada a construção de um piscinão no Jardim São Paulo, que é um bairro que recebe as águas do Córrego Wenzel, Servidão e toda a água das chuvas captadas pela Avenida Rio Claro. A previsão é de que o piscinão seja concluído até o fim ano que vem. “Tivemos casos, inclusive, de afogamentos e acidentes fatais naquela região”, observou o secretário.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação