O município de Rio Claro registrou chuva de forte intensidade na noite do último domingo (8). De acordo com o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Danilo de Almeida Kuroishi, foram registrados 91.7 milímetros (mm) de chuva e no domingo e 46.8 mm no sábado (7). Ou seja, um volume de 138.5 mm de chuva em apenas dois dias.
Mesmo volume de chuva registrou a estação meteorológica do Ceapla/Unesp: 91.7 mm de domingo para segunda-feira. De sábado para domingo, a estação computou 28.7 mm de chuva, totalizando 120.4 mm no final de semana. “Com esse volume superamos a média esperada para o mês de outubro, que era de 109 mm. No acumulado do mês temos 135.3 mm de chuva”, informa o técnico do Ceapla/Unesp, Carlo Burigo. A variação no volume decorre dos diferentes pontos de medição.
Além da grande quantidade de chuva, também ocorreram fortes rajadas de vento que chegaram a 67,6 km/h no sábado e 53,1 km/h no domingo, segundo medição feita pela Defesa Civil. Já a estação do Ceapla/Unesp, cujos sensores estão localizados a dois metros de altura, registraram ventos de 51.5 km/h no sábado e 40.3km/h no domingo.
Conforme Kuroishi, a chuva causou estragos em vários pontos da cidade que teve alagamentos, quedas de árvores, nos distritos e área rural. No perímetro urbano, houve queda de árvore na Rua 3-A sobre a fiação da rede elétrica. Na zona rural e distritos, árvores caíram na Mata Negra, na estrada Ajapi-Ferraz e na região do Morro Grande.
Outros pontos registraram alagamentos como na Avenida 16 no Jardim Paulo, Avenida Visconde do Rio Claro e Avenida Amaral Gurgel, bloqueando o trânsito de veículos. Devido ao grande volume de chuva, o Lago Azul transbordou contribuindo para o alagamento na Visconde. O atendimento às ocorrências mobilizou equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e da prefeitura.
Segundo Burigo, mínima registrada nesta segunda-feira foi de 19.7°C e a máxima de 26.8°C. O índice de umidade ficou dentro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, acima de 60%, com mínima de 68% às 15 horas e máxima de 97% às 9 horas. Para esta terça-feira, a previsão é de tempos estável com possiblidade de chuvas isoladas. A temperatura deve ficar entre 15°C e 28°C.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação/Defesa Civil