A Defesa Civil do Estado de São Paulo já havia emitido um alerta sobre o risco de fortes chuvas na região de Rio Claro na tarde dessa quinta-feira (26). O alerta informava que uma chuva rápida poderia atingir Rio Claro, porém com muita força. As imagens disponibilizadas pelas câmeras de monitoramento instaladas em uma das Torres da FEENA, mostrava a chuva passando por Cordeirópolis e se aproximando de Santa Gertrudes.
Entretanto, a chuva rápida e forte que durou menos de uma hora atingiu o município de São Carlos. Segundo a Defesa Civil, choveu 138 milímetros entre 16h35 e 17h40. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento chegaram a 46 km/h. A tempestade começou com granizo em vários pontos da cidade, e o volume da chuva causou alagamentos.
As imagens compartilhadas nas redes sociais chocam. Carros são levados pelas ruas e entram dentro de estabelecimentos comerciais. Inundações foram registradas no Parque do Bicão, no pontilhão da Praça Itália e na região central, próximo à praça do Mercadão, e a Rua Episcopal.
A Prefeitura de São Carlos emitiu um alerta pedindo que as pessoas não saíssem de casa até que os alagamentos acabassem. O asfalto da Rua Episcopal foi arrancado e uma placa de concreto atingiu um carro, que foi levado pela enxurrada. As placas de calçamento do calçadão tiveram vários pedaços arrancados pela água, que também invadiu lojas.
Em nota oficial, a Prefeitura de São Carlos informou que, em virtude da chuva, que alagou salas da Unidade de Saúde, foi necessário interromper o atendimento. As pessoas que necessitam de atendimento de urgência devem se dirigir a UPA do Santa Felícia ou UPA do Cidade Aracy.
Foto: Divulgação