A rivalidade que já era grande, entre São Paulo FC e SE Palmeiras, só tem aumentado nos últimos anos. Acostumado às grandes conquistas, o Tricolor Paulista vive um período de ostracismo no cenário do futebol brasileiro e sulamericano.
Nem mesmo a conquista do título estadual em 2021, arrefeceu um pouco a cobrança da torcida são-paulina que não comemora um título do campeonato brasileiro desde o tricampeonato consecutivo, nos anos de 2006, 2007 e 2008.
Por outro lado, o Palmeiras vive com seu apaixonado torcedor em uma lua de mel, que parece não ter fim. Desde 2015, o alviverde imponente tem conquistado títulos importantes, no âmbito brasileiro e sulamericano.
Nos confrontos diretos com o rival São Paulo FC, o Palmeiras tem levado vantagem na maioria deles ultimamente. O título paulista deste ano, é emblemático nesse aspecto.
Após derrota por 3×1, na primeira partida da decisão, jogada no campo do adversário, o Palmeiras fez o que pouca gente acreditava, reverteu e ampliou o placar que lhe era desfavorável, nos 90 minutos do segundo jogo, disputado em sua arena, e levantou a taça de campeão, diante de sua torcida.
Na última partida disputada entre tricolores e alviverdes, mais uma vez o Palmeiras demonstrou seu poder de reação e supremacia atual perante o rival, com uma virada espetacular para 2×1, já nos minutos finais do jogo, mesmo atuando no Morumbi.
HOJE, PELA COPA DO BRASIL
Palmeiras e São Paulo voltam a se enfrentar na noite de hoje, dessa vez, valendo pela Copa do Brasil. Será a primeira de duas partidas da fase oitavas de final da competição, e será disputada novamente na casa do São Paulo. O jogo começa às 20 horas. A arbitragem estará a cargo do paulista Raphael Claus, que terá como assistentes Danilo Ricardo Simon (SP) e Rodrigo Figueiredo Henrique (RJ).
DESFALQUES E RETORNOS
O São Paulo tem desfalques para o jogo de hoje. Alisson, Andrés Colorado, Caio, Gabriel Sara, Luan, Nikão, Talles Costa e Wallace, recuperam-se de lesões no departamento médico. Pelo Palmeiras, podem reaparecer na equipe titular contra o São Paulo, o lateral Marcos Rocha e o meia Raphael Veiga, recuperados de contusão.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
As equipes devem ir à campo para o clássico desta noite, com as seguintes formações:
São Paulo FC: Jandrei, Diego, Arboleda e Leo; Igor Vinicius, Gabriel, Igor Gomes, Rodrigo Nestor, Patrick e Reinaldo; Calleri. Técnico Rogério Ceni.
SE Palmeiras: Weverton, Mayke (Luan), Gustavo Gomez, Murilo (Marcos Rocha) e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa (Raphael Veiga); Dudu, Gabriel Veron e Rony. Técnico: João Martins, porque Abel Ferreira cumpre quarentena devido a Covid19.
RIVALIDADE HISTÓRICA
A rica história de confrontos entre São Paulo e Palmeiras, mostra um equilíbrio de êxitos entre as equipes. As 336 partidas disputadas, apontam 113 vitórias para cada lado e 110 empates. Na contagem dos gols marcados sobre o rival, o Palmeiras está na frente. O Verdão balançou as redes do Tricolor 442 vezes e o São Paulo marcou 437 gols sobre o Palmeiras.
MAIS COPA DO BRASIL…
Além de São Paulo x Palmeiras, a fase oitavas de final da Copa do Brasil, tem agendado para hoje, o jogo 1, entre Fluminense e Cruzeiro, que será disputado no estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, no Rio de Janeiro, às 19 horas.
TRANSMISSÃO
O clássico ‘Choque-Rei’, entre São Paulo e Palmeiras, pelo jogo de ida da fase oitavas de final da Copa do Brasil, terá transmissão ao vivo somente pela Amazon Prime Video, serviço de streaming, para todo o Brasil, às 20 horas.
BRASILEIRO SÉRIE B, TEM 2 JOGOS PELA 14ª. RODADA
Pela Série B do Campeonato Brasileiro, duas partidas acontecem na noite de hoje. Às 21h30, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, a desesperada Ponte Preta, que está na zona de rebaixamento, em 19º. lugar com apenas 12 pontos ganhos, recebe o Sampaio Corrêa-MA, 11º. colocado, com 15.
No mesmo horário, jogam no estádio Rei Pelé, em Maceió-AL, as equipes do CSA (Centro Sportivo Alagoano) e Grêmio de Football Porto-alegrense-RS. O Grêmio se mantém no G4, é o quarto colocado, após 13 rodadas, com 21 pontos ganhos, enquanto o CSA, está em 16º. com 14, e somente uma posição acima do Z4, o grupo formado pelos 4 últimos colocados, que serão rebaixados à Série C, ao final das 38 rodadas da competição.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Alexandre Battibugui/Agência Paulistão