Conhecida como a estação mais florida do ano, a chegada da primavera ocorre oficialmente nesta quarta-feira (22), às 16h21. É uma estação de transição entre o inverno e o verão, portanto tem um pouco da característica das duas. E os próximos meses devem ser marcados com pouca chuva e o tempo seco também pode predominar. “É uma primavera com tendência seca, fica um pouco mais seca em relação ao esperado. A previsão para setembro, outubro e novembro do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) em relação às chuvas é que a região sudeste que abrange Rio Claro fique abaixo da média esperada”, menciona o técnico do Ceapla da Unesp, Carlo Burigo
Conforme destaca Burigo, o esperado de chuva para esta primavera é de 415 milímetros, porém o ano passado já ficou abaixo da média, registrando 310 milímetros. A expectativa é de que mude, visto que a situação está muito crítica.
Inverno mais seco
O técnico do Ceapla salienta o período de pouca chuva nos últimos meses, o que inclusive tem gerado nova crise hídrica. “Nosso inverno fechou bem abaixo da média que era de 110 milímetros e fechamos com 47 milímetros apenas.”
Mudança no tempo para esta quarta-feira
Rio Claro registrou máxima de 39 graus nessa terça-feira (21), já a umidade relativa do ar ficou em 20%, essa média tem predominado nos últimos dias. Tempo seco e poeira prejudicam ainda mais as condições do ar. De acordo com o técnico do Ceapla, mudanças climáticas ocorrem hoje podendo deixar as temperaturas mais amenas. “Nesta quarta-feira tem uma área de alta pressão na região sul do Brasil, mas uma parte dela vai influenciar na nossa região, aqui no sudeste, trazendo ventos, previsão de bastante rajada de vento. A temperatura máxima deve ficar entre 28 e 27 graus e a mínima na casa de 15 graus”, ressalta Burigo.
Previsão de chuva no fim de semana
“Há previsão de chuva a partir de sábado, seguindo no domingo e segunda, com acumulado esperado em torno de 8 milímetros”, destaca Burigo.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação