O mês de setembro deve ser marcado pela mais intensa onda de calor do ano, superando a que ocorreu entre o final de março e início de abril e a que foi registrada em maio, segundo o Climatempo. Por isso, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Santa Gertrudes, reforça o alerta para o consumo responsável de água potável no período, que deve se estender até as vésperas da chegada da Primavera, na segunda quinzena do mês.
De acordo com o instituto de meteorologia, ao menos nove estados do Brasil, entre eles São Paulo, serão afetados pela nova onda de calor que deve elevar as temperaturas ao menos cinco graus centígrados acima da média para o período. Assim, a temperatura máxima tende a variar entre 32º e 38º nas próximas duas semanas. O ápice está previsto para segunda, dia 16 de setembro, quando os termômetros devem registrar 38º.
O cenário é acrescido pelas ocorrências de queimadas que, desde o final de agosto, têm sido registradas em todo o estado e já superam 5 mil ocorrências, causando a piora do ar, o aumento dos casos de doenças respiratórios e a sujeira provocada pela fuligem, e por não haver previsão de chuvas para o período. Somados, os fatores tendem a causar aumento no consumo de água.
Dicas e orientações
Por isso, a BRK reforça a importância de manter o consumo responsável de água potável, priorizando a hidratação, preparação de alimentos e higiene pessoal e adiando outras tarefas, como a lavagem de carros ou limpeza de quintais e calçadas.
Caso seja realmente necessário, a lavagem de carros e a limpeza de quintais devem ser realizadas com o uso de baldes ou reaproveitamento de água da máquina de lavar, por exemplo. No caso das calçadas, a orientação é usar a vassoura somente.
Dicas e orientações sobre como adotar o consumo consciente podem ser encontradas no site da campanha Jogando Junto pela Água (www.jogandojuntopelaagua.com.br) mantida pela concessionária. Na página também estão disponíveis o índice pluviométrico, registrado mensalmente com o volume de chuvas que caíram sobre o município, e as condições dos mananciais de abastecimento, que são atualizadas semanalmente.
Foto: Divulgação/BRK