Com diferentes aromas e ingredientes, as cervejas artesanais estão ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em apenas nove meses, o número de cervejarias artesanais independentes teve um crescimento de 23%. No mês de dezembro de 2017, eram 679 estabelecimentos. Agora, o setor conta com 835, isso sem considerar as que operam informalmente que, somadas, poderiam chegar na casa dos cinco mil.
O Brasil é o terceiro maior mercado mundial de produtores de cerveja, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), quando se trata da produção da bebida o Brasil dispõe de cerca de 117 mil hectares plantados com cereais destinados ao setor. Outro fator relevante sobre as cervejarias artesanais independentes, segundo a Abracerva, é a quantidade de empregos gerados: 15 vezes mais por litro produzido, se comparado às grandes marcas.
Os hábitos dos consumidores de cervejas também mudaram. Com isso, as cervejarias artesanais e independentes ganharam espaço e a degustação da bebida mudou de foco.
Embora as grandes marcas dos grupos cervejeiros sejam hegemônicas, as pesquisas apontam que um dos principais motivos para o aumento do consumo é o sabor diferenciado das cervejas artesanais, mas a cultura e a moda têm um impacto significativo. Em números, cerca de 12% de pessoas entrevistadas afirmam que consomem cerveja artesanal com frequência e 53% já tomaram algumas vezes. O perfil predominante é de homens que têm entre 25 e 40 anos. Apesar disso, as mulheres também têm expressado o interesse por bebidas diferenciadas e especiais.
Muitos setores têm explorado produtos especiais e inusitados para atrair clientes. Com as cervejas artesanais, um novo público está surgindo, valorizando os produtos locais e a qualidade das produções em pequenas escalas.
No bar de cervejas artesanais Capitão Barley, a produção artesanal é realizada in loco. São cerca de 1.500 litros por mês, produzidos em equipamento com capacidade de apenas 300 litros, que atendem todas as exigências sanitárias e simulam um equipamento de uma fábrica maior, mas de maneira artesanal.
De acordo com Amilcar Parada, idealizador e sócio do Capitão Barley, o mercado de cervejas artesanais no Brasil tende a crescer muito nos próximos anos.
“Cada vez mais consumidores entendem o valor que os produtos artesanais têm. Aqui no Barley utilizamos tudo o que há de melhor na produção das cervejas, com ingredientes selecionados dos melhores lugares e produtores do mundo, como malte de cevada e lúpulos”. Sobre os sabores das cervejas, ele lembra que “no Brasil temos muita criatividade e possibilidade de crescimento, estamos no caminho certo”, completou Amilcar.