Uma choperia no centro da cidade abriu as portas ao público na noite de ontem (8), o proprietário Gustavo Sousa confirmou que o estabelecimento foi reaberto seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde que preconizam os cuidados de prevenção ao coronavírus. O proprietário que é também presidente da Associação de Bares e Restaurantes de Rio Claro (ARIOBAR) salientou que trabalham para a reabertura consciente diante da necessidade de quem depende do emprego para se manter, destacou que em seu estabelecimento de 30 mesas apenas oito estavam disponíveis para os clientes.

Ainda, de acordo com o presidente da Ariobar, cerca de 40 associados também reabriram as portas e retomaram o atendimento presencial na noite dessa quinta-feira (8). Nessa primeira noite o número de frequentadores foi baixo, segundo observado pela reportagem do Diário.
COMÉRCIO CENTRAL
Na tarde de ontem (8), alguns estabelecimentos da região central atendiam com as portas parcialmente abertas, alguns com portas fechadas possibilitando a entrada de clientes, outros apenas fazendo a entrega de mercadorias para os clientes que aguardavam do lado de fora. “Eu fiquei com receio ainda, porque tem fiscalização, estou com a porta meio aberta, até mesmo porque é período de pagamento e as pessoas passam para acertar o crediário”, disse uma proprietária.
A decisão de reabertura havia sido definida pelo movimento dos lojistas e a Ariobar para essa quinta-feira (8). Já o decreto do governo de São Paulo determina a Fase Emergencial até o dia 11. As medidas mais rígidas de restrição de circulação e atividades estão em vigor nas 645 cidades do estado para frear o aumento de casos e mortes por COVID-19 e reduzir a sobrecarga em hospitais públicos e particulares.

Pelo decreto do Governo do Estado de São Paulo em vigor, estão proibidas as retiradas presenciais de produtos em restaurantes e lanchonetes, o atendimento presencial em lojas de material de construção, as celebrações religiosas coletivas e atividades esportivas em grupo.
Lojas e restaurantes só podem fazer entregas a clientes dentro de veículos (drive-thru), entre 5h e 20h, ou por entrega em sistema delivery por telefone ou aplicativo. Não há restrição ao funcionamento de supermercados. Mercearias e padarias podem funcionar seguindo as regras de mercados, cCerca de 40 bares e restaurantes reabriram as portas na noite de ontem em Rio Claroom proibição de consumo no local.
O teletrabalho é obrigatório para todas as atividades administrativas não essenciais do serviço público e também na iniciativa privada. Todas as medidas visam reduzir a circulação de ao menos 4 milhões de pessoas por meio das restrições adicionais.
Por Janaina Moro
Foto Capa: Vinicius Boer